Bioenergia

Com 3 mil GWh, geração de bioeletricidade equivale a mais de 8% do consumo do País em julho

Redação/Assessoria Unica
03/10/2016 10:44
Com 3 mil GWh, geração de bioeletricidade equivale a mais de 8% do consumo do País em julho Imagem: Cortesia Shell Visualizações: 1421

A geração de bioeletricidade para o Sistema Interligado Nacional (SIN) por todos os tipos de biomassa no Brasil, em julho deste ano, foi de 3 mil GWh, o equivalente a 8,1% do consumo nacional de energia elétrica na rede no mesmo mês. Segundo levantamento feito pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) com base nos dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE), trata-se de um recorde de representatividade para a biomassa. Nesta fonte, a palha e o bagaço de cana detém 77% de participação.

Em termos comparativos, a análise da UNICA indica que houve crescimento de 13% sobre ao mesmo período de 2015. Para o mês de agosto, a estimativa de geração é de 2,9 mil GWh. Atualmente, a biomassa ocupa em capacidade instalada a segunda posição na matriz elétrica brasileira, atrás da hidroeletricidade.

“A biomassa é importante para o País e tem potencial para crescer ainda mais, principalmente pelo fato do Governo ter assumido compromisso em reduzir emissões de gases de efeito estufa na Conferência do Clima (COP21), em Paris”, afirma o gerente em Bioeletricidade da UNICA, Zilmar de Souza.

De acordo com dados da EPE, dentre as metas assumidas pelo Brasil até 2030, consta a previsão de um aumento de 10% para 23% na oferta de energia elétrica renovável produzida a partir das fontes biomassa, eólica e solar. Considerando este cenário, somente o volume energético fornecido pela biomassa da cana para a rede deverá apresentar um crescimento de mais de 300% entre 2014 e 2030.

De janeiro a agosto de 2016, a biomassa gerou para o SIN um total de aproximadamente 14,5 mil GWh, o suficiente para abastecer anualmente 7,4 milhões de residências, evitando a emissão de 5,9 milhões de tCO2. A marca equivale ao cultivo de 41 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.

“As informações mais relevantes deste levantamento são os inúmeros benefícios à segurança energética do SIN e ao meio-ambiente vindos de fontes renováveis, como a bioeletricidade”, completa o executivo da UNICA.

Sobre a UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA - www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2015/16, o Brasil produziu aproximadamente 617 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 31 milhões de toneladas de açúcar e 28 bilhões de litros de etanol.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): aprovada a indicaç...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Oferta Permanente
Inclusão de 15 novos blocos no edital da Oferta Permanen...
14/03/26
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23