Resultado

Com 4,353 milhões de boe/d, produção nacional de petróleo e gás natural tem aumento em junho

Crescimento na produção de petróleo foi de 2,7% e, na de gás natural, de 3,1%, na comparação com maio de 2024.

Redação TN Petróleo, Agência ANP
02/08/2024 10:19
Com 4,353 milhões de boe/d, produção nacional de petróleo e gás natural tem aumento em junho Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1546 (0) (0) (0) (0)

A  ANP divulgou hoje (02/08) o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de junho de 2024, que traz os dados consolidados da produção nacional. Nesse mês, houve aumento, em relação a maio de 2024, na produção de petróleo e na de gás natural, e também na produção do pré-sal

A produção total (petróleo + gás natural) foi de 4,353 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

Com relação ao petróleo, foram extraídos 3,409 milhões de barris por dia (bbl/d), um crescimento de 2,7% na comparação com o mês anterior e de 1,3% em relação ao mesmo mês de 2023.

A produção de gás natural em junho foi de 150,07 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). Houve aumento de 3,1% frente a maio de 2024 e queda de 1,4% na comparação com junho de 2023.

Pré-sal
A produção total (petróleo + gás natural) no pré-sal, em junho, foi de 3,424 milhões de boe/d e correspondeu a 78,7% da produção brasileira.

Esse número representa um aumento de 3,3% em relação ao mês anterior e de 5,6% na comparação com o mesmo mês de 2023. Foram produzidos 2,683 milhões de bbl/d de petróleo e 117,90 milhões de m³/d de gás natural por meio de 150 poços.

Aproveitamento do gás natural
Em maio, o aproveitamento de gás natural foi de 98,0%. Foram disponibilizados ao mercado 47,44 milhões de m³/d e a queima foi de 3,05 milhões de m³/d. Houve queda de 14% na queima, em relação ao mês anterior, e de 3342% na comparação com junho de 2023.

Origem da produção
No mês, os campos marítimos produziram 97,6% do petróleo e 86,8% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 89,50% do total produzido. A produção teve origem em 6.551 poços, sendo 521 marítimos e 6.030 terrestres.

Campos e instalações
No mês de junho, o campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, registrando 787,08 mil bbl/d de petróleo e 39,70 milhões de m³/d de gás natural. A instalação com maior produção de petróleo e gás natural foi a FPSO Guanabara, na jazida compartilhada de Mero, com 178.381 bbl/d de petróleo e 11,64 milhões de m³/d de gás.

Sobre o Boletim da Produção de Petróleo e Gás
Além da publicação tradicional em .pdf, é possível consultar os dados do boletim de forma interativa utilizando a tecnologia de Business Intelligence (BI). A ferramenta permite que o usuário altere o mês de referência para o qual deseja a informação, além de diferentes seleções de períodos para consulta e filtros específicos para campos, estados e bacias.

A partir da divulgação do mês de janeiro de 2024, foram incluídas consultas por regime contratual, indicativo de campos marginais e campos maduros e o filtro de operador da época do período escolhido na consulta.

Variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção em função de manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de comissionamento de novas unidades de produção, dentre outros. Tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e buscam a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.