Aço

Com alta do dólar, siderúrgicas elevam preços

De acordo com o presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), Carlos Loureiro, dois dos três grupos siderúrgicos do mercado, a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas) e a ArcelorMittal, elevaram os preços entre 4% e 8% para as empresas do

Agência Estado
26/07/2012 11:59
Visualizações: 958
As siderúrgicas aproveitaram a recente valorização do dólar em relação ao real, que encareceu e reduziu a concorrência do produto importado, para reajustar os preços dos aços planos no Brasil. De acordo com o presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), Carlos Loureiro, dois dos três grupos siderúrgicos do mercado, a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas) e a ArcelorMittal, elevaram os preços entre 4% e 8% para as empresas do setor.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), segundo Loureiro, deverá anunciar reajuste de preços nos próximos dias.

"A cadeia de distribuição está tentando repassar os aumentos, mas está tendo muita dificuldade porque o preço do aço plano da CSN ainda não foi reajustado", diz o presidente do Inda.

Os grandes consumidores de aços planos são montadoras de veículos, fabricantes de autopeças, de eletrodomésticos da linha branca, de máquinas e equipamentos e empresas de construção civil.

As distribuidoras respondem por 35% da venda de aços planos produzidos no país. Seus clientes, em geral, são pequenas e médias empresas. As grandes negociam direto com as siderúrgicas.

A revisão dos contratos das grandes empresas leva em conta especificidades de cada cliente. Procuradas, as siderúrgicas informaram que não comentam sua política de preços.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, conta que empresas do setor estão recebendo novas tabelas com aumentos entre 8% e 10% nos preços do aço plano. O produto é um dos principais insumos do setor.

Com as margens já reduzidas, por causa do momento adverso enfrentado pela indústria em geral, os fabricantes de máquinas não deverão repassar integralmente o aumento para o consumidor final. "Não tem como repassar, estamos sendo invadidos pelos importados", afirma o presidente da Abimaq.

O argumento das siderúrgicas para reajustar os preços é a alta do dólar. A variação cambial estaria pressionando os custos de produção, já que os principais insumos do setor (minério de ferro e carvão) são negociados no Brasil com os mesmos preços do mercado internacional.

"O que pesou mesmo foi o resultado negativo das siderúrgicas no semestre", afirma o presidente do Inda. Segundo ele, o reajuste seria uma tentativa de melhorar os resultados na segunda metade do ano.

As margens de rentabilidade das siderúrgicas estão apertadas desde 2009, após o impacto da crise financeira mundial, que derrubou a demanda mundial e os preços do aço. De acordo com fontes do mercado, as empresas estão trabalhando no limite.

Tanto é que o aumento nos preços era esperado já há alguns meses. Só não foi anunciado antes porque as siderúrgicas não conseguiram emplacar o reajuste em meio ao cenário de queda de demanda, excesso de capacidade ociosa e ameaça dos importados. "Apesar do reajuste, a diferença de preço em relação ao importado hoje está em zero", diz Loureiro.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.