Porto de Santos

Combustível Marítimo (Marine Gasoil - MGO) com menor teor de enxofre começa a ser comercializado pela Petrobras

O Ultra Low Sulphur Marine Gas Oil (ULSMGO) contém teor de enxofre máximo de 0,1 %

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
06/03/2023 06:47
Combustível Marítimo (Marine Gasoil - MGO) com menor teor de enxofre começa a ser comercializado pela Petrobras Imagem: Divulgação Visualizações: 2555

A Petrobras, desde 1º de março, passa a oferecer no Porto de Santos produto com baixíssimo teor de enxofre. O Ultra Low Sulphur Marine Gas Oil (ULSMGO) contém teor de enxofre máximo de 0,1 % e é requerido nas Áreas de Controle de Emissão de Enxofre (Emission Control Areas - ECAs), nas quais há limites mais restritivos de emissão de óxidos de enxofre, resultantes da queima do combustível nas embarcações. Navios em viagens de longo curso que têm como destino portos nessas áreas precisam utilizar o ULSMGO em seu motor principal. O novo produto é produzido na refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, São Paulo.
 
Segundo o Gerente Executivo de Comercialização no Mercado Interno da Petrobras, Sandro Paes Barreto, “entregar este produto com menor teor de enxofre no Porto de Santos se soma às nossas iniciativas para oferecer à sociedade produtos com garantia de menor emissão”.
 
A Petrobras até então comercializava no Porto de Santos o Marine Gasoil (MGO) Petrobras convencional, para armadores de longo curso e de cabotagem. Ele é utilizado nos sistemas auxiliares de geração de energia ou de emergência dos navios de grande porte e em motores principais de embarcações de médio e pequeno porte, contendo teor de enxofre máximo de 0,5 %. Ambos os produtos são obtidos a partir das frações mais leves do processo de refino (gasóleos atmosféricos, majoritariamente).
 
Ao introduzir o ULSMGO no porto de Santos, a Petrobras auxilia os armadores na redução das emissões do poluente óxido de enxofre, além de evitar paradas para abastecimentos no trajeto das embarcações que passam pelas Áreas de Controle de Emissão de Enxofre, reduzindo custo e tempo de viagem.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Rio de Janeiro
Firjan lança recorte Norte Fluminense do Anuário do Petr...
04/09/26
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
02/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ANP
Produção de petróleo e gás em julho de 2026 foram de 5,8...
01/09/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
28/08/26
Produtos e Serviços
Mancais e Vedações RiverTough
28/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Simpósio
Porto de Imbituba sedia II Simpósio Catarinense de Direi...
26/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
26/08/26
ROG.e 2026
MODEC é patrocinadora da ROG.e 2026
26/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
26/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25