Rio Grande

Começam as obras do novo Terminal de Fertilizantes do Porto

<P>Em uma área de 31,9 hectares, localizada no Superporto do Rio Grande, começaram os trabalhos para a construção do segundo terminal marítimo do porto rio-grandino especializado na movimentação de matéria-prima para fertilizante. A Bunge Fertilizantes, responsável pelo empreendimento e que...

Jornal Agora - RS
13/01/2009 00:00
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Em uma área de 31,9 hectares, localizada no Superporto do Rio Grande, começaram os trabalhos para a construção do segundo terminal marítimo do porto rio-grandino especializado na movimentação de matéria-prima para fertilizante. A Bunge Fertilizantes, responsável pelo empreendimento e que já possui uma unidade fabril no Distrito Industrial do Rio Grande, pretende dotar o local de uma completa infraestrutura para operar os modais marítimo, ferroviário e rodoviário. Por interesse do Estado em desenvolver a indústria naval, a área desta obra foi cedida pelo governo estadual através de permuta realizada com a Bunge de área localizada junto ao Porto Novo e que passou a ser destinada para um Estaleiro.

De acordo com o chefe de Produção da Bunge Fertilizantes, Alexandre Santos, o projeto será dividido em duas etapas. A primeira, que está em execução, prevê a construção de um armazém com capacidade para 120 mil toneladas, para operar na descarga rodoviária e no carregamento rodoviário e ferroviário; uma unidade de ensaque (onde o produto é colocado em sacos); prédio administrativo, e balanças. A outra etapa, sem cronograma definido, compreende a construção do píer graneleiro e das oficinas e a instalação do guindaste com capacidade de movimentação de 1,2 mil toneladas/hora e das correias transportadoras.

A obra que está na fase de terraplenagem, tem previsão de conclusão da primeira etapa para outubro de 2009. Com o novo terminal, o Porto passará a contar com nove terminais especializados: Tecon, Termasa, Tergrasa, Bianchini, Bunge Alimentos, Yara Brasil, Transpetro, Copesul e Bunge Fertilizantes. Além desse projeto, o porto rio-grandino ainda tem previsto para abrigar em sua área mais três novos terminais, sendo dois na área de produtos florestais e um na de granéis agrícolas.

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