Marinha do Brasil

Começam os testes decisivos do Submarino Riachuelo

Redação/Assessoria
19/11/2019 11:52
Começam os testes decisivos do Submarino Riachuelo Imagem: Divulgação Visualizações: 139

O “Riachuelo”, primeiro dos quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica em construção no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB), será submetido, no próximo dia 21, ao teste de Imersão Estática, procedimento decisivo na avaliação de sua estabilidade no mar.

O teste, a ser realizado em área marítima próxima ao Complexo Naval de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, litoral Sul do estado do Rio de Janeiro, é o primeiro de uma série de avaliações que precederão a entrega definitiva do “Riachuelo” ao Setor Operativo - Comando da Força de Submarinos, prevista para o segundo semestre de 2020.

A imersão estática do “Riachuelo” consiste na admissão controlada da água nos tanques de lastro do submarino, até a sua imersão completa, sem utilizar sua propulsão. Desse modo, é possível aferir não apenas a estanqueidade e estabilidade do submarino quando mergulhado, mas também coletar dados sobre o volume de água que foi admitido nos tanques internos, essenciais para o conhecimento do seu deslocamento total.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20