Resultado

Comercialização de gás natural cresce no Amazonas no primeiro quadrimestre

Redação TN Petróleo/Assessoria
14/06/2023 12:04
Comercialização de gás natural cresce no Amazonas no primeiro quadrimestre Imagem: Divulgação Visualizações: 1223 (0) (0) (0) (0)

A comercialização de gás natural, no primeiro quadrimestre do ano, registrou aumento no Amazonas. Foram comercializados 4,8 milhões em média de m³/d, de janeiro a abril, valor 4,5% superior à média de 4,5 milhões registrada em igual período de 2022. As informações são da Cigás, que atualmente conta com 14,6 mil unidades consumidoras contratadas.

“É de suma importância esses avanços, pois demonstra o resultado do trabalho que vem sendo feito por toda a equipe da Cigás no sentido de ampliar os beneficiados com o nosso serviço de distribuição de gás natural”, salienta o diretor técnico-comercial, Clovis Correia.

O destaque, no quadrimestre, ficou por conta da comercialização de GNV. O segmento vem apresentando desempenho crescente, saindo de demanda de 21,9 mil m³/d (média), em janeiro, para 25,4 mil metros cúbicos por dia em abril, aumento de 16%.

Este desempenho deve-se à melhoria da competitividade do GNV nos últimos meses. Estudo periódico da Cigás, feito a partir da análise da variável autonomia e do resultado da pesquisa de preço de combustíveis lançada semanalmente pela ANP, sendo a mais recente referente ao período de 28 de maio a 03 de junho, indica que os motoristas do Amazonas que aderiram ao GNV estão se beneficiando com economia superior a 40% em comparação aos que utilizam a gasolina e o etanol.

Outro segmento que vem se sobressaindo é o residencial. Hoje, são mais de 14,3 mil usuários deste segmento contratados, sendo que a média de volume comercializado no quadrimestre foi de 2,5 mil m³/d, variação de 92% frente ao período de janeiro a abril de 2022. A demanda de empreendimentos comerciais foi de 5,2 mil (média) de m³/d – um salto de 22% em relação ao primeiro quadrimestre de 2022. São 185 usuários contratados neste segmento, entre os quais, restaurantes, pizzarias, lavanderias, hotéis e o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz.

Demais segmentos

Quanto ao desempenho dos demais segmentos no quadrimestre, o termelétrico registrou 4,1 milhões de m³/d no mesmo período. Deve-se destacar que a Companhia fornece o combustível para abastecimento de usinas termelétricas (UTEs) que geram energia elétrica para Manaus e os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.

Já o segmento industrial alcançou média de 173 mil metros cúbicos de gás natural comercializado por dia, o que representa uma leve alta de 2%. Atualmente, a Cigás atende empresas do parque fabril localizadas tanto no bairro Distrito Industrial quanto em outras zonas da cidade. O segmento autogeração/liquefação alcançou demanda de 525,6 mil m³/d (média) nos quatro meses iniciais deste ano.

Localidades beneficiadas com gás natural

A infraestrutura de rede de distribuição de gás natural (RDGN) construída já alcança 250 quilômetros, propiciando o atendimento de pontos de consumo de gás natural em mais de 20 bairros de Manaus: Colônia Terra Nova, Lago Azul, Novo Israel e Santa Etelvina, na zona norte; Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo e Gilberto Mestrinho, situados na zona leste; além de Alvorada e Dom Pedro na zona centro-oeste; e mais, Compensa, Ponta Negra, São Jorge e Tarumã na zona oeste. Já na zona centro-sul, há unidades consumidoras nos bairros Aleixo, Adrianópolis, Chapada, Flores, Nossa Senhora das Graças, Parque 10 de Novembro e São Geraldo e ainda, os bairros Centro, Distrito Industrial, Japiim, Praça 14 de Janeiro, Presidente Vargas e Vila Buriti na zona sul.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.