O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (TI) da Antaq se reuniu ontem (14) em Brasília, com a participação dos diretores Tiago Lima e Pedro Brito, para discutir o Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Agência para o período 2012/2013. Na ocasião, foram discutidas as ações que serão implementadas para aprimorar a infraestrutura e os processos de TI que servem de suporte às atividades da Agência.
Entre as principais necessidades apresentadas estão a adequação quantitativa e qualitativa do quadro de pessoal de TI, a ampliação da infraestrutura, o aprimoramento do sistema de segurança em TI da agência, a substituição do atual sistema de andamento de processos internos e o aprimoramento da intranet e da internet.
Também será necessária a implantação do sistema de Afretamento Marítimo e de Apoio (Sama), no âmbito das empresas de navegação marítima e de apoio, e o aprimoramento do Sistema Georreferenciado da Antaq (SIGTAQ). O primeiro tem como objetivo agilizar a comunicação entre as empresas brasileiras de navegação e a agência nas operações de afretamento de embarcações, além de melhorar o gerenciamento realizado nas diversas etapas dos processos.
Já o SIGTAQ permite a realização de estudos e análises, como o Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH), que consiste em um levantamento detalhado das hidrovias brasileiras e suas instalações portuárias.
Participaram ainda da reunião o superintendente de Navegação Interior da Agência, Adalberto Tokarski, o gerente de Portos Públicos, Bruno Pinheiro, e o assessor de Planejamento Estratégico, João Cabral.