Visita

Comitiva da Suécia visita MME em busca de oportunidades de investimentos no Brasil

Intercâmbio de ideias e ações nos segmentos de infraestrutura.

MME
25/05/2015 13:08
Visualizações: 1380

Em busca de novas oportunidades de negócios e investimentos, representantes do governo e empresários suecos participaram de reunião no Ministério de Minas e Energia (MME) nesta quinta-feira (21/5). Ao grupo, foram apresentados os principais dados do setor energético brasileiro, projetos atuais e panorama sobre áreas com possibilidade de intercâmbio de experiências.

O encontro foi presidido pelo Secretário-Executivo do MME, Luiz Eduardo Barata, e contou com a presença do Ministro de Comércio, Indústria e Inovação da Suécia, Mikael Damberg. Para o sueco, o intercâmbio de ideias e ações nos segmentos de infraestrutura trarão benefícios aos dois países.

"Estamos pensando em formas de levar a cooperação Brasil-Suécia a outro nível. Empresas suecas estão instaladas no Brasil há centenas de anos. Mas agora procuramos formas de unir nossos países para um projeto maior, de muitos anos. É um programa de desenvolvimento conjunto. Assim, ganham os dois países. Nós devemos avaliar as possibilidades nas áreas de aeronáutica, silvicultura, mineração, entre outras, para aprofundarmos nossa colaboração, levando-a para um patamar mais estratégico”, afirmou.

O secretário de Geologia e Transformação Mineral do MME, Carlos Nogueira, apresentou um panorama da área mineral brasileira. Em seguida, o secretário de Energia Elétrica, Ildo Grüdtner, trouxe aos suecos dados sobre a segurança energética no País e a ampliação da geração e transmissão. Também foram apresentadas à comitiva informações sobre a área de petróleo, gás natural e combustíveis renováveis, com foco principalmente no mercado de biocombustíveis.

O governo sueco foi representado no encontro por Per-Arne Hjelmborn (Embaixador da Suécia no Brasil); Mikael Ståhl (Conselheiro da Embaixada da Suécia no Brasil); Stina Billinger (Chefe de Gabinete no Ministério do Comércio, Indústria e Inovação da Suécia); Per Stagnell (Assessor do Ministério do Comércio, Indústria e Inovação); Johan Norin (Vice-Diretor do Departamento Internacional no Ministério do Comércio, Indústria e Inovação da Suécia).

Integram a comitiva de empresários suecos José Américo Nunes (Vice-Presidente Sênior da ABB); Alvaro Marques (Gerente-Geral, Atlas Copco Brasil Ltda.); Rafael Zenha (Vice-Presidente, Sandvik Mining do Brasil); Ylva Alvarsdotter (Vice-Presidente Sênior, Sekab); Stefan Gustafsson (Vice-presidente de Estratégia da SSC Aerospace Company in Sweden); Tomas Norling (Vice-Presidente Americas, do conselho de comércio e investimentos da Suécia - Business Sweden); e Björn Clavey (Gerente de Projeto Sênior, Business Sweden).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Premiação
Empresa baiana atendida pelo Sebrae vence Prêmio Melhore...
31/10/25
Energia Solar
Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usin...
31/10/25
Bacia de Santos
bp avança nos planos para a significativa descoberta de ...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Seagems conquista pela quarta vez o Prêmio Melhores Forn...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Nova versão do Painel Dinâmico de Emissões de Gases de E...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do p...
30/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.