Visita

Comitiva da Suécia visita MME em busca de oportunidades de investimentos no Brasil

Intercâmbio de ideias e ações nos segmentos de infraestrutura.

MME
25/05/2015 10:08
Visualizações: 1720

Em busca de novas oportunidades de negócios e investimentos, representantes do governo e empresários suecos participaram de reunião no Ministério de Minas e Energia (MME) nesta quinta-feira (21/5). Ao grupo, foram apresentados os principais dados do setor energético brasileiro, projetos atuais e panorama sobre áreas com possibilidade de intercâmbio de experiências.

O encontro foi presidido pelo Secretário-Executivo do MME, Luiz Eduardo Barata, e contou com a presença do Ministro de Comércio, Indústria e Inovação da Suécia, Mikael Damberg. Para o sueco, o intercâmbio de ideias e ações nos segmentos de infraestrutura trarão benefícios aos dois países.

"Estamos pensando em formas de levar a cooperação Brasil-Suécia a outro nível. Empresas suecas estão instaladas no Brasil há centenas de anos. Mas agora procuramos formas de unir nossos países para um projeto maior, de muitos anos. É um programa de desenvolvimento conjunto. Assim, ganham os dois países. Nós devemos avaliar as possibilidades nas áreas de aeronáutica, silvicultura, mineração, entre outras, para aprofundarmos nossa colaboração, levando-a para um patamar mais estratégico”, afirmou.

O secretário de Geologia e Transformação Mineral do MME, Carlos Nogueira, apresentou um panorama da área mineral brasileira. Em seguida, o secretário de Energia Elétrica, Ildo Grüdtner, trouxe aos suecos dados sobre a segurança energética no País e a ampliação da geração e transmissão. Também foram apresentadas à comitiva informações sobre a área de petróleo, gás natural e combustíveis renováveis, com foco principalmente no mercado de biocombustíveis.

O governo sueco foi representado no encontro por Per-Arne Hjelmborn (Embaixador da Suécia no Brasil); Mikael Ståhl (Conselheiro da Embaixada da Suécia no Brasil); Stina Billinger (Chefe de Gabinete no Ministério do Comércio, Indústria e Inovação da Suécia); Per Stagnell (Assessor do Ministério do Comércio, Indústria e Inovação); Johan Norin (Vice-Diretor do Departamento Internacional no Ministério do Comércio, Indústria e Inovação da Suécia).

Integram a comitiva de empresários suecos José Américo Nunes (Vice-Presidente Sênior da ABB); Alvaro Marques (Gerente-Geral, Atlas Copco Brasil Ltda.); Rafael Zenha (Vice-Presidente, Sandvik Mining do Brasil); Ylva Alvarsdotter (Vice-Presidente Sênior, Sekab); Stefan Gustafsson (Vice-presidente de Estratégia da SSC Aerospace Company in Sweden); Tomas Norling (Vice-Presidente Americas, do conselho de comércio e investimentos da Suécia - Business Sweden); e Björn Clavey (Gerente de Projeto Sênior, Business Sweden).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.