Parceria

Companhia Docas do Ceará assina protocolo de cooperação com portos de Cabo Verde

A Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Enapor S.A. (empresa que administra os portos de Cabo Verde, na África) assinaram ontem (10) um protocolo de cooperação que irá reestabelecer a ligação comercial marítima entre o Porto do Mucuripe, em Fortal

Redação/ Agência
11/01/2012 10:34
Companhia Docas do Ceará assina protocolo de cooperação com portos de Cabo Verde Visualizações: 1344
A Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Enapor S.A. (empresa que administra os portos de Cabo Verde, na África) assinaram ontem (10) um protocolo de cooperação que irá reestabelecer a ligação comercial marítima entre o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, e os portos caboverdianos. O acordo incrementa os negócios entre o Brasil e o continente africano, de um modo geral, incluindo transferência tecnológica, de documentação e de estatísticas.

De acordo com o presidente da Câmara Brasil Angola-Ceará, Roberto Marinho, a assinatura representa um "marco, pois a intenção é utilizar o Porto de Praia, por exemplo, como ponto de atracação de cargas com destino para Angola, Senegal e outros países, reduzindo o tempo de trânsito".

De acordo com Marinho, "em 2008, com a crise econômica mundial, houve queda no comércio Brasil-África que retomou o crescimento no ano passado. A partir dessa assinatura, as empresas do Ceará já estão se movimentando".

Entre os principais produtos que o Ceará exporta para a África estão os itens de vestuário, material de construção e medicamentos. Marinho acrescenta ainda que a cooperação Brasil-Cabo Verde também pode ter impacto nas relações dos dois países com a Península Ibérica (Portugal e Espanha), "uma vez que as linhas comercias marítimas que partem desses países passam por Cabo Verde".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Navegação Interior
Paraná-Tietê: a hidrovia que integra três regiões e impu...
24/06/26
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.