O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, conseguiu garantir os recursos para dragagem de aprofundamento dos canais de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí. O aviso de homologação da Concorrência Pública Internacional aberta pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), foi publicado na edição de sexta (20), do Diário Oficial da União. A expectativa é de que os serviços iniciem em breve e estejam concluídos até o segundo semestre de 2011. A dragagem elevará a atual profundidade do complexo de 11 metros para 14 metros.
Participaram do processo licitatório as empresas Construção e Comercio Camargo Correa S/A, Consórcio Triunfo, Consórcio DTA, Engenharia EIT, Jan De Nul do Brasil Dragagem Ltda., Dragabras Serviços de Dragagem Ltda., Bandeirantes Dragagem e Construção Ltda. e Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda. Foi vencedora a Jan De Nul do Brasil Dragagem Ltda, com o custo aproximado de R$ 55 milhões, ante os R$ 64 milhões estimado inicialmente pela SEP. A obra faz parte das ações incluídas no Programa Nacional de Dragagem (PND), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, ressalta a importância dessa dragagem para o Complexo do Itajaí, que possibilitará a operação de navios maiores e mais modernos. “Precisamos destacar o esforço sobrenatural da SEP na homologação dessa concorrência ainda neste ano, o que garante a aplicação dos recursos”, afirma Ayres. Segundo o superintendente, caso encerrasse o exercício de 2010 e a licitação não fosse homologada, devido a recurso impetrado pela empresa Bandeirante Dragagens, que foi desclassificada, Itajaí perderia esses recursos.
O engenheiro explica que cada centímetro a mais de profundidade nos canais possibilita um aumento de 60 toneladas na movimentação nominal de cargas por navio. “Os três metros que serão aumentados representarão a possibilidade de cada embarcação ampliar em 18 mil toneladas suas operações no Complexo, o que representa cerca de 600 contêineres por navio”, explica Ayres.