Porto

Conaportos é instalada no Porto de Paranaguá

Desde o último dia 3, o Porto de Paranaguá conta, efetivamente, com o apoio técnico e administrativo da Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), em nível local. Formada por representantes da Administração dos Portos de Paranagu&aacut

APPA
08/05/2013 11:50
Visualizações: 439 (0) (0) (0) (0)
Desde o último dia 3, o Porto de Paranaguá conta, efetivamente, com o apoio técnico e administrativo da Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), em nível local. Formada por representantes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e dos órgãos federais dos quais dependem as operações portuárias, a junta se reuniu para coordenar a efetivação da jornada de 24 horas dos serviços de fiscalização e liberação de cargas.

Coordenados pelo presidente da comissão local e representante da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Wilson do Egito Coelho Filho, os delegados locais da Anvisa, Receita Federal, Ministério da Agricultura, Polícia Federal e Capitania dos Portos do Paraná apresentaram o plano de ação para a implantação do Programa Porto 24 Horas, que passou a ser definitivo na segunda-feira (6).

“Qualquer ação que visa integrar os órgãos, entidades e demais atores envolvidos sistema portuário para pensar e promover maior agilidade, segurança e tranquilidade nas operações é bem-vinda. Afinal, não administramos um porto sozinhos, é fundamental que toda a comunidade portuária esteja envolvida, debatendo contribuições para o sistema. Essa aproximação atende o que determina a MP 595 e vai ao encontro da política da abertura e do diálogo, do governador Beto Richa”, comenta o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.


Conaportos

Em nível nacional, a junta foi instituída no último mês de dezembro, pelo decreto nº 7.861, da Presidência da República. A representação local foi deliberada pela Conaportos, através da resolução de número 1, do último dia 12 de abril. Junto com a comissão, no Porto de Paranaguá, foram criadas comissões locais também nos portos de Rio Grande, Itajaí, Suape e Fortaleza.

“Nessa primeira reunião, que também contou com representante da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), viemos a Paranaguá imbuídos do propósito de tomar providências quanto à organização dos órgãos federais para atender ao Programa Porto 24 horas, que visa dar mais agilidade às operações portuárias”, afirma o presidente da Conaportos em Paranaguá, Coelho Filho.

Ainda segundo ele, que também preside o Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá (CAP), após essa primeira reunião de instalação, a Comissão local volta a se reunir quando e sempre que houver necessidade.

“Em princípio, a comissão se reúne apenas para tratar de questões urgentes e pontuais. Fora isso, a cada reunião do CAP, de agora em diante, serão convidados também os demais integrantes da comissão (órgãos já citados) para trocarmos informações sobre a efetividade do atendimento 24 horas ou alguma outra questão que surgir”, conclui o representante da SEP.

A próxima reunião está pré-agendada para o próximo dia 23, data em que os integrantes da comissão local se propuseram a entregar as estatísticas referentes aos atendimentos realizados após as 18h e durante dos finais de semana.

Em nível nacional, a Conaportos é formada por representantes da SEP, Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, representado pelo Comando da Marinha, Ministério da Fazenda, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Antaq.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23