Santos

Concessionários temem os efeitos da proposta da Codesp

<P>A proposta da Codesp, administradora do porto de Santos, de participação nos resultados financeiros das empresas arrendatárias, é vista com reservas e até antagonismo pelos empresários que já exploram áreas neste complexo. Levada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ...

Valor Econômico
06/10/2008 21:00
Visualizações: 573

A proposta da Codesp, administradora do porto de Santos, de participação nos resultados financeiros das empresas arrendatárias, é vista com reservas e até antagonismo pelos empresários que já exploram áreas neste complexo. Levada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), com a concordância do ministro Pedro Brito, dos portos, poderá ser aplicada nos próximos projetos de Prainha e Conceiçãozinha, na margem esquerda, para movimentação de contêineres.

O desejo é natural, ambicioso e até inteligente, mas sob meu ponto-de-vista pessoal, desvirtua o papel da autoridade portuária, que existe para disciplinar as operações do porto, afirma Ronaldo de Souza Forte, diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)-Santos. Segundo Forte, se a autoridade portuária tiver interesse no negócio vai tumultuar as relações comerciais. A administradora dará preferência a quem possa oferecer lucro, o que é pior, pois esse não é o seu objetivo, defende.

A proposta da Codesp, com possibilidade de se transformar em política nacional da Antaq e da Secretaria Especial de Portos (SEP), reflete a perda de receitas advindas dos contratos de arrendamento de áreas portuárias, em conseqüência da Lei dos Portos, de 1993. As estatais perderam os ganhos da exploração dos portos, restando a receita do aluguel dos espaços e da movimentação de carga, em tonelagem.

Virgílio Pina Filho, vice-presidente da Associação Comercial de Santos e presidente da TGrão (Multicargo), arrendatária dos silos da Codesp, que opera trigo a granel, coloca três condicionantes para a administradora portuária implantar o novo modelo: o vencedor da licitação deverá ser aquele que garanta o maior volume de investimento na área; apresente maior capacidade operacional; e o menor custo. Se for nesses parâmetros, os resultados podem ir também para os trabalhadores, sustenta Pina. O empresário aponta que se for mudada a regra do jogo para os novos, igual tratamento deverá se estendido aos antigos, para não comprometer a concorrência.

Segundo Gustavo Pecly, presidente da Libra Terminais, trata-se de uma mudança conceitual muito grande, em que cada um deverá avaliar o seu grau de interesse, com base na contrapartida.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.