Mercado

Concorrência derruba custo em Santos

Os preços de movimentação de contêineres cobrados dos armadores pelos terminais caíram de 12% a 15% em Santos com a entrada dos novos terminais de contêineres BTP e Embraport. Os dados foram apresentados pelo diretor comercial da Embraport, Michael da Silva, d

Valor Econômico
09/12/2013 13:54
Visualizações: 1037
Os preços de movimentação de contêineres cobrados dos armadores pelos terminais caíram de 12% a 15% em Santos com a entrada dos novos terminais de contêineres BTP e Embraport. Os dados são do diretor comercial da Embraport, Michael da Silva, e foram apresentados na sexta-feira (6) durante evento promovido pela Log-In a investidores no terminal da Embraport.

"Até 2012 os terminais [existentes] fizeram uma festa ao manter não só os preços altos, mas reajustados anualmente. No ano de 2013 os aumentos não só pararam mas [o preço] baixou", disse Silva.

O presidente da Log-In, Vital Lopes, armador de linhas nacionais que migrou para a Embraport um serviço em que opera com outra companhia, confirmou os números. "Eu procuro queda maior." A Log-In opera um outro serviço no porto em um terminal da margem direita (Santos). Mas não descarta transferir também essa linha para a Embraport (que fica na margem esquerda, em Guarujá).

"É questão de eficiência e preço. Na margem direita já existe toda uma infraestrutura estabelecida. Na margem esquerda, além de não ter [essa infraestrutura], tem a questão do pedágio [da rodovia Cônego Domenico Rangoni], que cobra por eixo", disse Lopes.

O diretor de Operações da Log-In, Rômulo Otoni, disse que no "boom" de cargas de importação em anos recentes a companhia chegou a ser dispensada por terminais de Santos. As cargas de importação são as que mais remuneram o terminal, pois demandam armazenagem, o que não ocorre com as cargas de cabotagem e transbordo.

Silva, da Embraport, diz que o terminal é atrativo porque foi dimensionado levando em conta não somente as cargas de longo curso - exportação ou importação -, mas também as de transbordo. "A nossa atratividade é ser hub port [porto concentrador]".

A estimativa é que a BTP e a Embraport adicionem quase 70% de capacidade operacional ao porto de Santos na movimentação de contêineres, mercado até então dividido entre Santos Brasil, Libra, Ecoporto e Rodrimar.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.