São Paulo

Conferência internacional discute o futuro dos biocombustíveis

Começa hoje (17), às 14h, em São Paulo a 1ª Conferência Internacional de Biocombustíveis, organizada pela Casa Civil e pelo Ministério das Relações Exteriores. O encontro reunirá chefes de Estado, autoridades públicas e pesquisadores de vários países no Hotel Hyatt.

Agência Brasil
17/11/2008 10:13
Visualizações: 1484

Começa hoje (17), às 14h, em São Paulo a 1ª Conferência Internacional de Biocombustíveis, organizada pela Casa Civil e pelo Ministério das Relações Exteriores. O encontro reunirá chefes de Estado, autoridades públicas e pesquisadores de vários países no Hotel Hyatt.

 

O tema central dos debates é Biocombustíveis como Vetor do Desenvolvimento Sustentável. Até quarta-feira (19) outros temas serão discutidos, como segurança energética, produção e uso sustentáveis, agricultura, processamento industrial, comércio internacional, mudança do clima e futuro dos biocombustíveis. Hoje, na primeira sessão plenária, o tema será Biocombustíveis e Segurança Energética, com a presença do presidente da Petrobras Biocombustíveis, Alan Kardec.

 

Às 18h30, haverá sessão especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em que será apresentado parecer do Grupo de Trabalho de Bioenergia, com sugestões dos conselheiros a serem encaminhadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Paralelamente ao encontro, Lula abre às 13h a 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis. O destaque brasileiro é a tecnologia que permite que os veículos utilizem tanto gasolina quanto álcool.

 

Movimentos sociais fazem encontro paralelo

 

Em contraponto ao encontro promovido pelo governo para debater os biocombustíveis, movimentos sociais do Brasil e de outros países promovem, a partir de hoje (17), também em São Paulo, o seminário internacional Agrocombustíveis como Obstáculo à Construção da Soberania Alimentar e Energética. Os debates começam às 9h no auditório do  Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), na Praça da República.

 

Organizado pela Via Campesina, o encontro só será aberto à imprensa amanhã (18), quando a Comissão Pastoral da Terra e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos lançam relatório sobre a expansão do cultivo de cana-de-açúcar na Amazônia e no cerrado.

 

Segundo a comissão organizadora, o seminário pretende alertar os participantes e a opinião pública nacional e internacional sobre os problemas do etanol quanto a questões trabalhistas (trabalho degradante e escravo), ambientais (desmatamentos, contaminação de solos e cursos d'água) e fundiárias (concentração de terras, ocupação de territórios de populações tradicionais).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.