Evento

Conferência Transição Energética vai debater mobilidade sustentável

Evento será dia 12 de abril, em Goiânia, com inscrições gratuitas

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/04/2024 10:57
Conferência Transição Energética vai debater mobilidade sustentável Imagem: Divulgação Visualizações: 894 (0) (0) (0) (0)

A Conferência sobre Transição Energética e Desenvolvimento, organizada pelo Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol de Goiás (SIFAEG), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e com o apoio do SEBRAE, está agendada para o dia 12 de abril, próxima sexta-feira. O evento irá abordar temas relacionados à transição energética, mobilidade sustentável e as oportunidades para o etanol tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Programada para ocorrer das 8h às 17h, na Casa da Indústria, na sede da FIEG, em Goiânia, a conferência marcará também o início da safra de cana-de-açúcar em Goiás. O evento contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, empresários, líderes dos setores que compõem a cadeia sucroenergética e representantes da liderança agroindustrial, entre outros participantes.

André Rocha, Presidente Executivo do SIFAEG, destaca que a Conferência abordará a transição energética, destacando não apenas o vasto potencial futuro, mas também a realidade da produção sustentável, especialmente de alimentos, biocombustíveis e energia no Brasil, com foco especial em Goiás.

Por sua vez, Sandro Mabel, presidente da FIEG, enfatiza o papel estratégico das usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade neste cenário de busca por maior eficiência energética e desenvolvimento econômico. Ele ressalta que o setor sucroenergético não só é fundamental para viabilizar a transição energética, mas também contribui para o desenvolvimento regional, gerando empregos e receita para o estado. A Conferência tem a curadoria da DATAGRO, uma das principais consultorias globais especializadas em mercados agrícolas.

Movimento Movido pelo Agro - Etanol
Durante a Conferência será lançado em Goiás o movimento MOVIDO PELO AGRO-ETANOL, com assinatura de convênio no qual as entidades integrantes do Fórum Empresarial de Goiás decidirão pelo uso exclusivo de etanol em suas frotas de veículos flex.

  Programação:

  • 8h – 8h30 - Boas-vindas e credenciais

 8h30-9h30 - Cerimônia de abertura e assinatura de Convênio da Campanha Movido pelo Agro-Etanol / Sifaeg , Fórum Empresarial do Estado de Goiás e Sebrae-Goiás

 9h30 – 10h30 Painel 1 - Diversificação e Novos Mercados - Tecnologias Disruptivas

Moderador: André Rocha, Presidente Executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol de Goiás (SIFAEG)
Palestrantes:

  • Suzeti Jara Ferreira, Diretora de Marketing do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Piracicaba (SP)
  • Francis Queen, Vice-Presidente Executivo de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen, São Paulo (SP)

  10h30 - 11 horas - Coffee break e coletiva para imprensa

 11 horas - 12h30 - Painel 2 – Os Biocombustíveis na Transição Energética

Moderador: Mario Campos Filho, Presidente – Executivo do Bioenergia Brasil e do SIAMIG, Belo Horizonte, Brasil.
Palestrantes:

  • Luís Augusto Barbosa Cortez, Professor Titular da FEAGRI-UNICAMP, Campinas.
  • Marlon Arraes, Diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Brasília (DF)
  • João Marcos Paes Leme, Diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, Brasília (DF)
  • 12h30 – 14 horas - Almoço na FIEG
  •  14 horas – 15 horas - Painel 3 - Tecnologias Automotivas e Eficiência Energética -Ambiental

  Moderador: Pedro Robério de Melo Nogueira, Presidente SINDAÇUCAR-AL
  Palestrantes:

  • Luiz Horta Nogueira, Professor UNICAMP e Coordenador, BIOEN, São Paulo
  • João Irineu Medeiros, Vice-presidente de Assuntos Regulatórios da STELLANTIS, Betim (MG)

 15 horas - 16 horas - Painel 4 - Cenários da Safra Sucroenergética e Mercados de Açúcar e Etanol no Brasil e no Mundo

  Moderador: Renato Pontes Cunha, Presidente do Sindaçúcar-PE, Presidente – Executivo do Novabio e Vice-Presidente da Bioenergia Brasil
  Palestrantes:        

  • Mario Campos Filho, Presidente SIAMIG e Bioenergia Brasil
  • André Rocha, Presidente SIFAEG
  • Plinio Nastari, Presidente da DATAGRO
  • Guilherme Nolasco-Presidente da Unem
  • Amaury Pekelman-presidente do Conselho da Biosul

  16 horas – Encerramento

As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta acessar o link: https://www.sympla.com.br/evento/conferencia-transicao-energetica-e-desenvolvimento-evento-de-abertura-da-safra-sucroenergetica-em-go/2328783

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC HOUSTON 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22