Economia

Confiante na aprovação da PEC dos gastos, Temer diz não ter plano B mas indica alta de impostos

Reuters - 10/10/2016
10/10/2016 11:33
Visualizações: 1012

O presidente Michel Temer mostrou confiança nesta segunda-feira na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos e disse não ter plano B, mas indicou que haverá aumento de impostos se a medida fracassar no Congresso.

"Vamos esperar primeiro o que vai acontecer nessa votação. Nós achamos que vai ser perfeitamente possível aprová-la, nem vamos pensar em plano B. Só vamos pensar no plano A", disse em entrevista à rádio Estadão.

Mas ao ser questionado novamente sobre a possibilidade de fracasso no Congresso, Temer indicou aumento de impostos, para impedir inflação.

"Bom, você sabe que primeiro ou você aumenta o imposto ou você tem inflação", disse. "Nós estamos fazendo tudo, você percebe, para não falar em ... recriar a CPMF", disse.

"Você viu que nos tempos passados, seis, sete meses atrás se falava muito na aprovação da CPMF. Não falamos mais disso, deixamos de lado e vamos tentar por meio do teto, contornar esta situação de não agravar os tributos no país", acrescentou.

O governo realizou nos últimos dias um trabalho forte junto à base governista para garantir a aprovação da PEC, cuja votação em primeiro turno na Câmara dos Deputados está prevista para esta segunda-feira. Para ser aprovada, a medida precisa dos votos de 308 deputados.

O último esforço do governo foi um jantar, na noite de domingo, de Temer com deputados no Palácio do Alvorada, que contou com a participação de mais ou menos 280 parlamentares, segundo o ministro Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo.

Além das conversas com parlamentares, o governo decidiu exonerar dois ministros que são deputados, para poderem participar da votação --Bruno Araújo (PSDB-PE), das Cidades, e Fernando Coelho Filho (PSB-PE), das Minas e Energia.

A PEC é considerada crucial pela equipe econômica para reequilibrar as contas públicas e assim garantir a volta da confiança e do crescimento econômico.

Questionado sobre a nota da Procuradoria-Geral da República dizendo na sexta-feira que a PEC é "flagrantemente inconstitucional", Temer considerou que não foi uma posição formal da PGR.

"Na verdade aquilo não é uma manifestação, até de não estar, digamos assim, resgistrada, então não é uma manisfestação jurídica do procurador-geral", disse. "Evidentemente, se um dia houver uma ação de inconstitucionalidade, o procurador-geral vai dar o parecer, mas isso é uma manifestação, até saiu sob o título de nota técnica, de, penso eu, setores da Procuradoria, que merecem todo respeito", afirmou.

"E eu acredito que mais para frente, quando a Procuradoria for manifestar-se formalmente ela deverá meditar juridicamente sobre o tema, penso que poderá dar parecer favorável."

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.