Evento

Congresso Portuário e Aquaviário divulga programação

Evento ocorre em Recife/PE nos dias 11, 12 e 13 de junho, já a submissão de trabalhos está aberta até 15 de maio

Redação/Assessoria
17/05/2019 08:25
Congresso Portuário e Aquaviário divulga programação Imagem: Divulgação Visualizações: 1455

O V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário divulgou esta semana a programação geral do evento, que ocorre entre os dias 11 e 13 de junho, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, no Recife/PE. Para participar, faça a inscrição gratuita no site da Fundacentro. O prazo para o envio de trabalhos é 15 de maio. Podem ser enviados projetos, ações e estudos sobre prevenção de acidentes e doenças nesse setor.

As atividades realizadas durante o Congresso pretendem avaliar e debater a aplicabilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR 29) e Aquaviário (NR 30). Outro objetivo é promover o intercâmbio de informações técnico-científicas relativas à SST nesses setores e as interfaces com as inovações tecnológicas.

A submissão de trabalhos e as palestras já previstas são fundamentais para esse processo. Assim será possível socializar as experiências exitosas sobre prevenção de acidentes e doenças nessas áreas.

Os interessados em submeter trabalhos devem enviá-los por e-mail (vcongresso2019@fundacentro.gov.br), seguindo as normas de formatação. As modalidades de apresentação serão oral, E-pôster (pôster digital) e vídeo. Os artigos devem conter de 12 a 15 páginas e irão compor os anais na categoria “artigo completo”. Os pôsteres e vídeo também estarão nos anais, na categoria “resumo expandido”, que deverá ter 5 ou 6 páginas. Veja as orientações completas no site do congresso.


Programação

A conferência de abertura do V Congresso abordará questões abrangentes sobre a segurança e saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário. O palestrante será o procurador do Trabalho da 1ª Região/RJ, Augusto Meirinho, que atua na Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário do Ministério Público do Trabalho – MPT.

No primeiro dia, ainda estão previstas discussões sobre capacitação e qualificação dos trabalhadores portuários e gerenciamento de riscos operacionais em terminais de contêineres, além da apresentação de E-pôsteres e trabalhos orais.

Em 12 de junho, as palestras, pela manhã, abordarão a atuação da Comissão Permanente Nacional Portuária e a Aplicabilidade da NR 29; segurança nas hidrovias; uniformização e atualização das cargas perigosas; transporte aquaviário e planos de emergência; acidentes por escalpelamento. No período da tarde, os temas serão a contribuição normativa da Marinha; o trabalho em navios de cruzeiros; além da apresentação de E-pôsteres e trabalhos orais.

No último dia, pela manhã, serão tratadas questões como a fiscalização do trabalho aquaviário; as condições de trabalho nas atividades da pesca e mergulho; acidentes do trabalho no setor pesqueiro; aposentadoria especial dos trabalhadores portuários; SST nas plataformas de petróleo; e organização do trabalho e sofrimento psíquico, além da apresentação de trabalhos orais.

Já no período da tarde haverá a apresentação de E-pôsteres e conferência de encerramento com duas palestras. A primeira sobre saúde do trabalhador portuário e aquaviário pela coordenadora geral de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Baêta. A segunda sobre o cenário atual e perspectivas do sistema portuário brasileiro, pelo especialista em Gestão Portuária e secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni e Silva.


Saiba mais

Acesse o site do V Congresso Assista ao vídeo de divulgação e compartilhe


V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário

Data: 11, 12 e 13 de junho de 2019.

Local: Mar Hotel Conventions

Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife/PE.

Inscrições gratuitas

O V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário divulgou esta semana a programação geral do evento, que ocorre entre os dias 11 e 13 de junho, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, no Recife/PE. Para participar, faça a inscrição gratuita no site da Fundacentro. O prazo para o envio de trabalhos é 15 de maio. Podem ser enviados projetos, ações e estudos sobre prevenção de acidentes e doenças nesse setor.

As atividades realizadas durante o Congresso pretendem avaliar e debater a aplicabilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR 29) e Aquaviário (NR 30). Outro objetivo é promover o intercâmbio de informações técnico-científicas relativas à SST nesses setores e as interfaces com as inovações tecnológicas.

A submissão de trabalhos e as palestras já previstas são fundamentais para esse processo. Assim será possível 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Setor Naval
A indústria naval voltou a movimentar o Brasil. E isso i...
24/07/26
Royalties
Valores referentes à produção de maio foram distribuídos...
23/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
Navegação
CMA CGM, Copersucar e Bunker One realizam primeiro abast...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
07/07/26
Pessoas
Com nova comissão especial, OAB-RJ junta esforços pelo r...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.