Visita

Conportos virá ao porto do Rio Grande em agosto

<P>Em reunião realizada na última terça-feira, na Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), para tratar do andamento das questões de segurança portuária relativas ao Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), foi informado às autoridades p...

Jornal Agora - RS
01/08/2008 00:00
Visualizações: 799 (0) (0) (0) (0)

Em reunião realizada na última terça-feira, na Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), para tratar do andamento das questões de segurança portuária relativas ao Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), foi informado às autoridades presentes que, no próximo mês, acontecerá a visita da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), a qual estará acompanhada da Guarda Costeira Americana. Na reunião, estiveram presentes o representante do Porto do Rio Grande (Autoridade Portuária), Darci Antônio Tartari, a delegada responsável pela Delegacia Especial de Polícia Marítima (Depom), Janaina Braido, o capitão dos portos do Estado do Rio Grande do Sul, capitão-de-mar-e-guerra Carlos Alberto Gouvêa, o inspetor-chefe da Alfândega do porto do Rio Grande, José Carlos Barbosa, e o supervisor da Guarda Portuária, José Carlos Medeiros.

Em Rio Grande, os membros da Conportos e da Guarda Costeira Americana irão visitar os terminais portuários para conhecerem as condições de segurança das instalações e os planos de segurança em operação. Atualmente, oito dos dez terminais do porto gaúcho do Rio Grande já obtiveram a Declaração de Cumprimento (DC) das normas estabelecidas pelo ISPS Code. Os outros dois estão operando com Termos de Aptidão Temporário (TA) expedidos pela Conportos. Os oito terminais que já se ajustaram plenamente ao ISPS são os Bianchini, Termasa, Tergrasa e Bunge (de grãos), Copesul e Granel Química (produtos químicos), Tecon (contêineres) e Porto Novo (carga geral). Os terminais da Yara Brasil (fertilizantes) e Transpetro estão em busca da DC.

Investimentos

Somente em sua área pública - Porto Novo, o porto do Rio Grande investiu mais de R$ 6 milhões para adaptar-se ao ISPS Code. Entre os investimentos estão: implantação de circuito interno de TV (53 câmaras de vigilância) e rádio; construção de pórticos de controle de acesso de pessoal e cargas (Portão 2 e 4); construção de um prédio de dois pavimentos para a instalação da Unidade de Segurança Portuária; aquisição de sistemas de comunicação e equipamentos auxiliares de vigilância; construção de sala de detecção e instalação de torniquetes de acesso (Portão 4); aquisição de viaturas para Guarda Portuária; construção de quatro guaritas de vigilância, sendo duas nas extremidades do cais do Porto Novo e duas no pátio de contêineres; elevação do muro e gradil ao longo do Porto Novo (1.800 metros de muro); sinalização das áreas de acesso controlado e restrito; aquisição de coletores de dados para computação móvel, e demarcação das áreas de estacionamento permitido.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.