Seminários

Conselho de Óleo e Gás da Abimaq promove debate sobre o setor

Redação/ Assessoria
16/10/2014 16:16
Conselho de Óleo e Gás da Abimaq promove debate sobre o setor Imagem: Divulgação Abimaq Visualizações: 157

A Competitividade da Indústria Nacional no Setor de O&G e a Influência do Repetro foi tema de seminário promovido pelo Conselho de Óleo e Gás, no dia 3 de setembro, na sede da ABIMAQ.
 
No início do evento, Alberto Machado, diretor de Petróleo, Gás Natural, Bioenergia e Petroquímica da entidade, explicou que o Repetro tem motivado amplos debates com visões distintas ao longo da cadeia de valor do setor de petróleo e gás.

De acordo com Machado, uma década e meia após sua criação, o assunto continua polêmico, pois não beneficia igualmente todos os segmentos e pode, muitas vezes, até prejudicá-los, uma vez que não há isonomia de tratamento entre os produtos nacionais e os importados, diminuindo a competitividade.
 
Apresentações e debates
 
Durante a fase de exposições, foram ouvidos Michel Cardaretti e Marcius Dimbarre (IBP), representando as operadoras, Cristian Jaty (Abemi), representando as empresas epcistas, Edgar Cardoso da Silva (Fiesc), representando os fornecedores, além do advogado Luiz André Nunes de Oliveira, do escritório Vieira Rezende, especialista na regulamentação do regime.
 
Após as apresentações, os palestrantes e o público presente debateram sobre o tema em um painel que contou com a participação do presidente executivo da Abimaq, José Velloso, que destacou os prejuízos causados pelo regime ao setor de máquinas e equipamentos, e do coordenador-geral da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), João Luis Rossi.

O painel foi mediado pelo diretor geral da Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), Elói Fernández.

Soluções para o Repetro
 

Dentro dessa temática, o seminário possibilitou um melhor conhecimento dos pontos de vista dos diversos setores envolvidos, que certamente irá contribuir para a busca de soluções que possam transformar o Repetro em uma efetiva ferramenta de política industrial.
 
As conclusões dos debates, após consolidadas, servirão de base para elaboração de um documento a ser encaminhado às autoridades competentes.

O evento foi apoiado pela ONIP, Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) e Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Norsul reduz emissões de 13 mil toneladas de CO₂ com tec...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
Portos de Imbituba e Laguna apresentam potencial logísti...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
Internacional
Tarifaço EUA, Firjan Internacional elabora cartilha de a...
06/08/26
Bacia de Campos
Projeto Raia avança com novos marcos em um dos principai...
06/08/26
Drilling
Foresea completa 3 anos de liderança com frota contratad...
05/08/26
SOG 2026
SOG26 supera a edição anterior e reforça o papel estrat...
03/08/26
Pessoas
Shell Brasil inicia novo ciclo de liderança com João San...
03/08/26
Offshore
NUCLEP realiza novas entregas de estacas torpedo para a ...
03/08/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.