Indústria Naval

Consórcios buscam voltar à licitação

A Tribuna (Santos)
02/03/2006 00:00
Visualizações: 788

Os consórcios representados pelos estaleiros Keppel Fels e Eisa apresentaram recursos administrativos à Transpetro contra as suas desclassificações da licitação para a construção de 26 navios petroleiros. Apesar de garantir que analisará a reivindicação e manter os prazos para recursos, a estatal alegou que as regras da concorrência foram cumpridas.

A desclassificação dos dois consórcios da licitação foi anunciada pela Transpetro dia 10 de fevereiro. Segundo a empresa, a retirada das concorrentes do pleito foi causada por questões financeiras. Restaram, então, quatro grupos de estaleiros participando da última fase da concorrência - a proposta de preço.

Segundo o presidente da subsidiária de transportes da Petrobras, Sérgio Machado, as regras da licitação foram cumpridas e não causaram prejuízo a nenhum dos participantes. Ele disse que acatará os recursos e irá estudá-los nos prazos regimentais.

Após o prazo para interposição das repostas, a empresa deve esperar mais cinco dias para que as demais concorrentes possam tomar ciência das peças, podendo recorrera. Ao final dos períodos, a Transpetro deverá abrir as propostas de preços dos lotes de navios Suezmax (será encomendado uma embarcação), Aframax (duas), Panamax (três) e gaseiros (cinco).

Processo

Quando anunciou a desclassificação dos consórcios Keppel Fels e Eisa, Machado disse que os estaleiros não disputaram ‘‘seriamente’’ a licitação, além de ter informado que os eliminados não apresentaram as formas de financiamento das embarcações.

Sobre o comentário, o assessor da diretoria da Keppel Fels, Fillipe Rizzo, disse que a empresa apresentou garantias de financiamentos para obter capital para a construção dos navios junto a órgãos internacionais, mas não divulgaria quais seriam os seus financiadores.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.