Dia Internacional da Mulher

Contrato de expansão de gasodutos da Potigás é gerenciado por uma mulher

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/03/2022 08:01
Contrato de expansão de gasodutos da Potigás é gerenciado por uma mulher Imagem: Divulgação Visualizações: 1762

Se já é difícil para a mulher se firmar e ascender no mercado de trabalho brasileiro, as áreas em que predomina a presença masculina são ainda mais desafiadoras. A engenheira civil Natássia Melissa, de 29 anos, é a atual gerente do contrato de prestação do serviço de construção e montagem dos dutos da Potigás e percorreu esse árduo caminho. Ela é primeira mulher a desempenhar esse papel.

Com o curso tecnólogo em Design de Interiores, ela iniciou a carreira como projetista em 2011 em contratos anteriores da Potigás. Foi daí que surgiu a vontade de cursar Engenharia Civil. A graduação durou de 2013 a 2017 e a gerência atual do contrato iniciou em agosto do ano passado. Natássia Melissa passou por diversas funções como a área técnica e planejamento, o que lhe rendeu vários episódios em que pôde sentir na pele o machismo que ainda existe no mercado de trabalho.

“Nessa área, tenho que lidar com muitos homens e muitos deles ainda ficam constrangidos de receber ordens de uma mulher. Cansei de passar por situações de insubordinação que eu tenho certeza que se fosse um homem, não passaria por isso”, relata. “Lembro especificamente de um episódio em que solicitei uma recontagem de estoque e a pessoa ficou com tanta raiva que falou coisas horríveis para mim. É uma situação complicada que só mostra que o machismo ainda impera na nossa sociedade”, completa a engenheira.

Segundo os dados constantes no cadastro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN), somente 14,63% dos profissionais com registro ativo no órgão são mulheres.

Para as mulheres que ainda têm esse percurso a seguir, Natássia Melissa aconselha a não desistir diante de tantas dificuldades. “Nosso esforço não é em vão. O mundo vem mudando, devagar, mas vem mudando. Devemos nos preparar e estarmos prontas para assumirmos postos cada vez mais altos, assim como aconteceu comigo”, afirma a engenheira.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): edital com inclusã...
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23