Amcham

Cooperação com os EUA poderá reduzir as emissões de metano das atividades do setor de óleo e gás

Em reunião com membros da Câmara Americana de Comércio (Amcham), ministro de Minas e Energia reforçou colaboração para a transição a uma economia de baixo carbono.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
03/10/2024 08:30
Cooperação com os EUA poderá reduzir as emissões de metano das atividades do setor de óleo e gás Imagem: Divulgação Visualizações: 1445

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou, nesta quarta-feira (2/10), a parceria entre Brasil e Estados Unidos para a redução das emissões de metano no setor de óleo e gás. O ministro se reuniu com membros da Câmara Americana de Comércio (Amcham), em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante a Clean Energy Ministerial (CEM) e Mission Innovation (MI). O evento ocorre em paralelo às reuniões do GT de Transições Energéticas do G20.

Em 2023, o Brasil aderiu à plataforma do Global Methane Pledge (Compromisso Global sobre Metano) durante reunião ministerial com o Enviado Presidencial Especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, na COP 28, em Dubai. Em função disso, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, em agosto deste ano, resolução que estabelece diretrizes para promoção da descarbonização das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.

“Nosso país está comprometido com a redução das emissões de metano e dióxido de carbono, assim como com o aumento das atividades de captura, uso e armazenamento de carbono. Até 2030, o Brasil poderá reinjetar até 40 milhões de toneladas de CO₂ nos reservatórios por ano. Por causa da vocação brasileira na produção de biocombustíveis, nosso potencial para a captura do CO₂ é ainda mais fantástico”, destacou o ministro.

Silveira ressaltou que é fundamental aprofundar a parceria entre os dois países para acelerar a curva de aprendizado e estabelecer as tecnologias necessárias para a aplicação dos hubs de energia limpa, que incluem hubs de Captura, Uso e Armazenamento de Carbono (CCUS), cooperação tecnológica em captura e estocagem de CO₂ e para a redução da emissão de metano na indústria do petróleo e gás natural no país.

“Na parceria constante e benéfica com o governo dos Estados Unidos, esses processos vão ganhar muita velocidade, qualidade e eficiência. Temos um sistema legal e de regulação sólidos com nossas agências reguladoras, temos boas condições para financiar projetos com o BNDES. Sem dúvida, o Brasil está numa posição privilegiada na transição energética”, destacou Alexandre Silveira.


Foto: Tauan Alencar/MME

A reunião também abordou outras iniciativas conjuntas que visam acelerar a transição energética, incluindo o fomento a tecnologias inovadoras e o aprimoramento das regulamentações para o setor de petróleo e gás.

Outro projeto de bastante potencial é a tecnologia de Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECSS). O Brasil se destaca como o maior produtor de etanol a partir da cana-de-açúcar, e tem grande potencial para a tecnologia de BECSS, que pode fazer com que as emissões do setor de energia brasileiro sejam negativas até 2050 por meio de hubs verdes, que serão essenciais para atingir o Net Zero.

A reunião com a Amcham faz parte dos esforços do governo brasileiro para fortalecer a cooperação internacional e promover uma transição energética global, responsável e inclusiva, que beneficie tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.