Amcham

Cooperação com os EUA poderá reduzir as emissões de metano das atividades do setor de óleo e gás

Em reunião com membros da Câmara Americana de Comércio (Amcham), ministro de Minas e Energia reforçou colaboração para a transição a uma economia de baixo carbono.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
03/10/2024 08:30
Cooperação com os EUA poderá reduzir as emissões de metano das atividades do setor de óleo e gás Imagem: Divulgação Visualizações: 2416

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou, nesta quarta-feira (2/10), a parceria entre Brasil e Estados Unidos para a redução das emissões de metano no setor de óleo e gás. O ministro se reuniu com membros da Câmara Americana de Comércio (Amcham), em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante a Clean Energy Ministerial (CEM) e Mission Innovation (MI). O evento ocorre em paralelo às reuniões do GT de Transições Energéticas do G20.

Em 2023, o Brasil aderiu à plataforma do Global Methane Pledge (Compromisso Global sobre Metano) durante reunião ministerial com o Enviado Presidencial Especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, na COP 28, em Dubai. Em função disso, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, em agosto deste ano, resolução que estabelece diretrizes para promoção da descarbonização das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.

“Nosso país está comprometido com a redução das emissões de metano e dióxido de carbono, assim como com o aumento das atividades de captura, uso e armazenamento de carbono. Até 2030, o Brasil poderá reinjetar até 40 milhões de toneladas de CO₂ nos reservatórios por ano. Por causa da vocação brasileira na produção de biocombustíveis, nosso potencial para a captura do CO₂ é ainda mais fantástico”, destacou o ministro.

Silveira ressaltou que é fundamental aprofundar a parceria entre os dois países para acelerar a curva de aprendizado e estabelecer as tecnologias necessárias para a aplicação dos hubs de energia limpa, que incluem hubs de Captura, Uso e Armazenamento de Carbono (CCUS), cooperação tecnológica em captura e estocagem de CO₂ e para a redução da emissão de metano na indústria do petróleo e gás natural no país.

“Na parceria constante e benéfica com o governo dos Estados Unidos, esses processos vão ganhar muita velocidade, qualidade e eficiência. Temos um sistema legal e de regulação sólidos com nossas agências reguladoras, temos boas condições para financiar projetos com o BNDES. Sem dúvida, o Brasil está numa posição privilegiada na transição energética”, destacou Alexandre Silveira.


Foto: Tauan Alencar/MME

A reunião também abordou outras iniciativas conjuntas que visam acelerar a transição energética, incluindo o fomento a tecnologias inovadoras e o aprimoramento das regulamentações para o setor de petróleo e gás.

Outro projeto de bastante potencial é a tecnologia de Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECSS). O Brasil se destaca como o maior produtor de etanol a partir da cana-de-açúcar, e tem grande potencial para a tecnologia de BECSS, que pode fazer com que as emissões do setor de energia brasileiro sejam negativas até 2050 por meio de hubs verdes, que serão essenciais para atingir o Net Zero.

A reunião com a Amcham faz parte dos esforços do governo brasileiro para fortalecer a cooperação internacional e promover uma transição energética global, responsável e inclusiva, que beneficie tanto os países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25