Negócio

Copa Energia adquire parte da GNLink e avança em estratégia de diversificação

Empresa busca aumentar o portfólio e se tornar um balcão energético.

Redação TN Petróleo/Assessoria Copa Energia
25/06/2025 07:31
Copa Energia adquire parte da GNLink e avança em estratégia de diversificação Imagem: Divulgação Copa Energia Visualizações: 1582

A Copa Energia, maior empresa da América Latina no segmento de distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), com uma trajetória de quase 70 anos, anuncia a aquisição de 36% da GNLink, empresa especializada na distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL). A transação aguarda a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

O GNL é uma solução energética que permite o transporte e armazenamento do gás natural em estado líquido, viabilizando o atendimento a regiões sem infraestrutura de gasodutos. Apesar de ser um combustível fóssil, tem menor emissão de CO₂ e poluentes locais em comparação a outras fontes fósseis, sendo reconhecido como um combustível de transição que contribui para a diversificação da matriz e a redução de emissões.

Com essa aquisição, a Copa Energia reforça seu compromisso com a transição energética, ampliando seu portfólio para o setor industrial. A operação representa um movimento estratégico da empresa, que busca diversificar sua atuação e oferecer soluções que atendam às diferentes necessidades energéticas de seus clientes.

Além do GLP, a Companhia, que já conta com Gás Natural Comprimido (GNC) e o biometano, passa a ter o Gás Natural Liquefeito (GNL) no seu portfólio, e reforça sua atuação como um balcão de soluções energéticas. "Nossa estratégia é ampliar a oferta de produtos aos nossos clientes para atendê-los de acordo com as suas necessidades, com alternativas de combustíveis mais limpos, que cooperem com a redução de emissão de carbono e possibilitem acelerar a adoção de fontes renováveis. A GNLink, empresa especializada no transporte de GNL e igualmente comprometida com a transição energética, apresenta-se como parceiro essencial nesta estratégia", afirma Pedro Zahran Turqueto, CEO da Copa Energia.

O investimento realizado pela Copa Energia será integralmente destinado aos projetos da GNLink, que hoje conta com duas plantas de liquefação de GNL em operação (Barra Bonita - PR e Itabuna - BA) e uma terceira em fase de construção (Carnaúba - RN). Fundada em 2022 e sediada no Rio de Janeiro, a GNLink iniciou suas operações em 2024 e vem se destacando pelo compromisso com soluções energéticas sustentáveis. Até o final de 2025, a empresa será a única fornecedora de GNL no país com três plantas operacionais.

"Nossa expectativa é chegar à capacidade operacional de 292 mil Nm³/dia até o final de 2025, o que tornará a GNLink o terceiro maior produtor e distribuidor de gás natural liquefeito do Brasil. A participação da Copa Energia será fundamental para que possamos cumprir nossa missão: levar o gás onde ele ainda não chega", diz Marcelo Rodrigues, CEO da GNLink.

O restante do capital social da GNLink (64%) permanece com a Lorinvest, gestora brasileira de investimentos que administra recursos próprios e de terceiros. Com DNA empreendedor, a gestora foi criada em 2009 pela família de Erling Lorentzen, empresário de origem norueguesa, fundador da Aracruz Celulose, que chegou a ser a maior produtora mundial de celulose branqueada.

Atualmente, a Lorinvest detém em seu portfólio mais de 10 empresas e startups de diferentes setores, entre eles: bioeconomia, tecnologia industrial, navegação, gás natural, imobiliário, saúde e finanças.

"A entrada da Copa Energia contribui para alavancar o crescimento da GNLink, uma empresa que contém o DNA da Lorinvest: empreendedorismo, inovação e compromisso ambiental. A GNLink existe para dar suporte ao desenvolvimento econômico sustentável do Brasil, levando energia ao interior do país na forma de GNL, combustível estratégico para a transição energética. Agora, juntos, iremos acelerar essa jornada", diz Christian Lorentzen, vice-presidente do grupo.


Sobre a Copa Energia: - A Copa Energia é uma empresa brasileira com 70 anos de experiência e líder em engarrafamento e distribuição de GLP, representando 24,4% de participação no mercado nacional. Por meio de suas marcas tradicionais, Copagaz e Liquigás, a Companhia leva energia para 30 milhões de clientes em todo o Brasil. Conta com uma rede robusta de 13 mil distribuidores presentes em 24 estados e no Distrito Federal, além de um time de mais de 3.700 colaboradores comprometidos com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável. Com soluções inovadoras, a Copa Energia desempenha um papel ativo na transição energética, reafirmando seu compromisso com o futuro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.