Mercado

Cosipar inicia exportação pela Hidrovia do Tocantins

Valor Econômico
30/11/2010 09:40
Visualizações: 901
A Companhia Siderúrgica do Pará (Cosipar) faz a primeira exportação de ferro-gusa através das eclusas de Tucuruí, que serão inauguradas hoje pelo presidente Lula. Luiz Carlos Monteiro, presidente da Cosipar, disse que esperou 20 anos por essa obra, uma alternativa logística à Estrada de Ferro Carajás da Vale. A Cosipar está investindo US$ 50 milhões em parceria com o BNDES para construir 20 novas embarcações para exportar sua produção através da Hidrovia do Tocantins.


Duas embarcações da MC Log, empresa de transportes da Cosipar, vão atravessar a hidrovia ligando Marabá ao Porto público de Vila do Conde, em Barcarena, perto de Belém. A primeira barcaça levará o presidente Lula. A segunda vai transportar 300 toneladas de gusa da Cosipar. O transporte hidroviária reduz o tempo da travessia pela metade, disse Monteiro.


O empresário disse ao Valor que vai investir na construção de um terminal privativo em Barcarena, em associação com empresas do setor siderúrgico e de mineração. O porto vai embarcar minério, gusa, aço e cargas diversas. A joint-venture está sendo negociada com a Usipar, uma segunda unidade de gusa do grupo Cosipar, localizada em Barcarena. O sociedade deve ser selada em janeiro e vai incluir a construção de uma unidade de aço na região.


"A hidrovia vai ajudar a criar um grande eixo de desenvolvimento das regiões Norte e Centro Oeste. Com a inauguração dessa primeira parte da obra já demos um passo importante. Agora esperamos que a complementação das obras com o derrocamento do Pedral do Lourenço, que está prevista no PAC, ocorra logo para que possamos ter condições de navegar no Tocantins durante todo o ano", disse.


A Cosipar deve exportar cerca de 480 mil toneladas de gusa este ano, um volume semelhante ao do ano passado. Este volume exportador representa queda de mais de 50% nas vendas externas da empresa, que até 2008 colocava no mercado do Nafta (Estados Unidos, Canadá e México) 1 milhão de toneladas de gusa anualmente.


"O mercado está ruim para o gusa. O setor siderúrgico, principalmente nos Estados Unidos, trabalha com ociosidade de quase 60%. O cambio também não está ajudando, pois o real está sobrevalorizado e temos perdido mercado para o gusa da Ucrânia, cuja moeda se desvalorizou 18% recentemente", informou Monteiro. Ele espera que haja melhora em 2011.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25