O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comemorou em plenário, na quinta-feira (11), a aprovação da proposta que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Porto Velho. A decisão foi anunciada pelo Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação na semana passada. De acordo com o parlamentar, a proposta é oriunda do Projeto de Lei do Senado (PLS) 351/2007, de sua autoria, aprovado em 2009 pelo Senado.
"Esta é uma medida fundamental para o avanço do processo de industrialização do estado de Rondônia", disse.
A ZPE será instalada numa área de 2,5 milhões de metros quadrados, dentro do novo complexo portuário de Porto Velho, que será construído a partir do mês de julho em parceria com a iniciativa privada. Um dos grandes estímulos para que empresas se instalem no empreendimento será a concessão de uma série de incentivos tributários estaduais e federais para indústrias voltadas a exportação. Mas a ZPE permite outras vantagens estratégicas, como a importação de matérias-primas para indústrias de transformação, com isenção de impostos.
Raupp afirmou que a instalação da ZPE de Porto Velho fará surgir um pólo industrial capaz de gerar emprego de qualidade e renda digna para a população rondoniense. Segundo ele, a criação de novos postos de trabalho no pólo industrial será muito importante sobretudo após a conclusão das obras das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo, quando um enorme contingente de trabalhadores será dispensado.