Espírito Santo

Cris Sanorini, da Findes sugere que ES pode ser um case nacional na exploração do gás natural

Redação TN Petróleo/Assessoria
21/06/2021 12:00
Cris Sanorini, da Findes sugere que ES pode ser um case nacional na exploração do gás natural Imagem: Divulgação Findes Visualizações: 2005

DivulgaçãoA Findes promoveu nesta sexta-feira (18) uma reunião especial do Conselho Estratégico da Federação, que contou com a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário de Fazenda do Ministério, Bruno Funchal.

Durante a reunião a presidente da Findes Cris Sanorini (foto) comentou: “Temos aqui no Espírito Santo uma distribuidora já aderente ao novo marco regulatório do gás. Gostaria de sugerir que o Estado possa liderar um case e inspirar o Brasil, com essa expectativa de termos gás mais barato e aumentar a competitividade da Indústria. Podemos prever um novo gasoduto ligando o pré-sal ao Espírito Santo”.

Guedes respondeu: “O Rio fez um marco regulatório do gás muito eficiente. A equipe econômica ficou super entusiasmada. O ideal é que o Espírito Santo trabalhasse em conjunto com o Rio, porque daí faríamos um corredor de reindustrialização que vai do Espírito Santo ao Rio, usando toda a infraestrutura comum. O gás tem que cair de 40% a 50% de preço, com a competição e com o seu aproveitamento, porque hoje ele é queimado. Temos que produzir os gasodutos, trazer para a costa e derrubar o preço. As pessoas me cobram porque o preço do gás não caiu ainda. Só foi aprovado o marco agora. Os investimentos vão começar. Vamos reindustrializar o Brasil em cima de energia barata, em cima de gás barato. E o Espírito Santo é o lugar ideal para isso, juntamente com o Rio. Vocês estão bem posicionados para fazer essa revolução”.

Cris Samorini destacou que o Espírito Santo já tem segurança jurídica no setor, com o Regulamento do Mercado Livre de Gás Canalizado, um conjunto de regras sobre o mercado que foi definido em parceria entre a Federação e o governo estadual.

“Já atuamos em parceria com o governo estadual e vamos atuar também com o Rio para atrair investimentos. Tenho dito que o Espírito Santo é o Estado mais atrativo para investimento em petróleo, gás e energia. O setor representa 29,3% do valor adicionado da Indústria e 8% do PIB no Espírito Santo”, disse Cris Samorini.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ABPIP
STJ julga fracking amanhã e ABPIP defende análise técnic...
08/09/26
Investimento
Naturgy lança segunda Chamada Pública para aquisição de ...
08/09/26
ANP
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica: live amanhã (9/9) es...
08/09/26
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
Combustíveis
ANP realizará consulta e audiência públicas sobre novas ...
04/09/26
Rio de Janeiro
Firjan lança recorte Norte Fluminense do Anuário do Petr...
04/09/26
ANP
Revisão de regras do RenovaBio para novos distribuidores...
04/09/26
ANP
Prorrogado para 21/9 o prazo para inscrições no Prêmio A...
03/09/26
Saúde e Bem-estar
Nova clínica no Rio mira demanda de saúde ocupacional da...
03/09/26
ABPIP
Produtores independentes apresentam a candidatos ao Gove...
03/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ROG.e 2026
Merax confirma participação na ROG.e 2026 com soluções p...
02/09/26
ANP
Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026: anunciadas as seis e...
02/09/26
Mercado Livre
Comerc Energia celebra 25 anos com solidez financeira, e...
02/09/26
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
01/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25