Mercado

Crise não afetou produção de etanol

Folha de Pernamubuco
18/08/2009 04:17
Visualizações: 848

Ao contrário do que aconteceu no mercado americano, a crise econômica não atrapalhou a produção do etanol brasileiro. Enquanto nos Estados Unidos a turbulência econômica reduziu a produção do combustível, no Brasil, duas vertentes salvaram a produção: o crescimento do consumo nacional e o aumento de exportações para o mercado asiático. Hoje, os Estados Unidos respondem por 45% do consumo mundial de gasolina e são predominantes no mercado de etanol. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de maiores produtores mundiais do combustível.

 


De acordo com o diretor presidente da Açúcar Guarani, Jacyr Costa Filho, o consumo do etanol no Brasil compensou quase que inteiramente o déficit causado pela crise econômica. Além disso, mesmo após a turbulência econômica, um mercado promissor para o Brasil é o japonês. “O Japão não tem força de produção local, então eles investem no mercado brasileiro. Eles estão estudando como ter uma participação na produção e, por isso, o grande foco é o nosso etanol”, afirmou.

 

Segundo o diretor, ao contrário do Brasil, cuja implantação do programa de biocombustíveis visava a redução das importações de petróleo, diferentes objetivos norteiam as políticas em prol dos combustíveis renováveis nos Estados Unidos, União Européia e Japão. “Nestes países as ações norteiam a segurança energética, o estímulo ao desenvolvimento regional e nacional e a redução de impactos ambientais e globais”, destacou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.