Aço

Da janeiro a março a produção brasileira de aço bruto foi de 8,7 milhões de toneladas, divulga Aço Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/04/2021 15:39
Da janeiro a março a produção brasileira de aço bruto foi de 8,7 milhões de toneladas, divulga Aço Brasil Imagem: Cortesia Usiminas Visualizações: 1140

O Aço Brasil divulgou no último dia 20/04, em seu site, os dados referentes ao mês de março e acumulado do 1º trimestre, além do ICIA de abril.

“Nesse período, a produção brasileira de aço bruto foi de 8,7 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a março de 2021, o que representa aumento de 6,2% frente ao mesmo período do ano anterior. As vendas internas no 1º trimestre desse ano foram de 5,9 milhões de toneladas, representando aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2020, enquanto o consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 6,7 milhões de toneladas, representando aumento de 32,8% em relação ao 1º trimestre de 2020.

InstitucionalNo tocante ao mês de março, as vendas internas avançaram 41,9% frente ao apurado em março de 2020 e atingiram 2,1 milhões de toneladas, o melhor desempenho desde outubro de 2013. O consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 2,4 milhões de toneladas, 50,1% superior ao apurado em março de 2020. Este foi também o maior consumo aparente desde outubro de 2013.

A indústria brasileira do aço vem de forma recorrente aumentando suas vendas ao mercado interno, com volumes superiores àqueles verificados no período pré-pandêmico.

Essa demanda do mercado reflete a retomada dos setores consumidores, mas também a formação de estoques defensivos de alguns segmentos em relação à volatilidade do mercado, ocasionado pelo boom no preço das commodities. No caso da indústria do aço, a quase totalidade de insumos e matérias primas e, em especial, as essenciais como minério de ferro e sucata tiveram significativa elevação de preços, com forte impacto nos custos de produção.

O Aço Brasil está divulgando hoje também o Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) referente ao mês de abril. Este cresceu 1,9 ponto frente ao mês anterior, atingindo 67,4 pontos. O ICIA se encontra 17,4 pontos acima da linha divisória de 50 pontos.”

Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.

Acesse o vídeo do presidente executivo do Aço Brasil e estatística mensal de março do setor: https://bit.ly/35QGoaa

Acesse o ICIA de abril: https://bit.ly/2LYvDMe

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Premiação
Empresa baiana atendida pelo Sebrae vence Prêmio Melhore...
31/10/25
Energia Solar
Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usin...
31/10/25
Bacia de Santos
bp avança nos planos para a significativa descoberta de ...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Seagems conquista pela quarta vez o Prêmio Melhores Forn...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.