Porto de Santos

Debates começaram no governo FHC

<P>O projeto de regionalização do Porto de Santos é debatido entre os governos Federal, Estadual e municipais desde 2000, sem nunca ter saído do papel por motivos financeiros ou políticos. A primeira discussão efetiva teve início no Governo Fernando Henrique Cardoso. Na época, a idéia de ga...

A Tribuna – SP
18/12/2006 00:00
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O projeto de regionalização do Porto de Santos é debatido entre os governos Federal, Estadual e municipais desde 2000, sem nunca ter saído do papel por motivos financeiros ou políticos. A primeira discussão efetiva teve início no Governo Fernando Henrique Cardoso. Na época, a idéia de garantir a participação das autoridades locais no gerenciamento do cais santista partiu do governador Mário Covas (falecido em 6 de março de 2001).

As negociações sobre a administração portuária se prolongaram até as vésperas da eleição presidencial de 2002. Porém, na reunião em que o novo programa de gestão seria aprovado, o processo foi suspenso pelo então ministro da Fazenda, Pedro Malan. Homem forte no Governo FHC, ele não concordou com o fato de a União assumir o passivo da estatal, cerca de R$ 700 milhões, como previa o acordo aprovado pelo Ministério dos Transportes e as administrações estaduais e municipais.

Apesar de defensor da regionalização, o PT não retomou esses debates. Em 2003, ao participar do seminário Santos Export - Fórum Nacional para a Expansão do Porto de Santos, promovido por A Tribuna, José Dirceu (na época, ministro-chefe da Casa Civil) afirmou que a União manteria o controle sobre o porto pois somente o Governo Federal teria condições de realizar os investimentos de infra-estrutura necessários para melhorar suas operações. Apesar das promessas, nenhum dos projetos chegou a sair do papel durante o atual mandato petista. Entre os empreendimentos planejados, estavam a construção das avenidas perimetrais (que deve começar só no próximo ano), o início da dragagem de aprofundamento do canal de navegação (previsto para 2007 ou 2008) e a ampliação do cais (o projeto Barnabé-Bagres, ainda em estudo).

Fonte: A Tribuna – SP

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