Sergipe Oil & Gas 2024

Defesa do projeto Sergipe Águas Profundas marca encerramento do Oil & Gas 2024

Durante três dias, evento reuniu os principais players do mercado energético no estado.

Redação TN Petróleo/Assessoria Sedetec
30/07/2024 14:26
Defesa do projeto Sergipe Águas Profundas marca encerramento do Oil & Gas 2024 Imagem: Divulgação Sedetec Visualizações: 505 (0) (0) (0) (0)

O projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP) e a presença da Petrobras no estado foram pauta do Sergipe Oil & Gas (SOG) da última sexta-feira, 26. No último dia da programação, o evento trouxe como painelistas a diretora de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, Sylvia dos Anjos, e o gerente de Relacionamento com o Mercado Fornecedor da companhia, Marcio Antônio Pereira Junior. O debate ocorreu dentro do Congresso SOG, encerrando a grade de atividades no espaço.

Com investimentos estimados em US$ 5 bilhões, o SEAP contará com dois módulos, através de duas Unidades Flutuantes de Armazenamento e Transferência, chamadas FPSOs (Floating Production Storage and Offloading). A Petrobras planeja reabrir o recebimento de propostas para contratação das unidades flutuantes, como ressaltou a diretora de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, Sylvia dos Anjos. 

“O SEAP é uma prioridade. Não vamos descansar enquanto não colocarmos o óleo e o gás de Sergipe para serem produzidos. Com a desqualificação da empresa candidata na licitação da FPSO, precisaremos fazer outro processo licitatório, e estamos trabalhando fortemente para que ele saia o mais rápido possível”, afirmou Sylvia, que ressaltou que o óleo encontrado é leve e com baixo teor de contaminantes; e o gás é não-associado, ou seja, livre de óleo ou água, flexibilizando a comercialização da molécula.

SEAP

O projeto Sergipe Águas Profundas representa a exploração de uma nova fronteira de petróleo e gás natural para o país em campos descobertos em águas ultraprofundas na costa sergipana. Quando estiver em pico de produção, o SEAP terá a capacidade de disponibilizar ao mercado 230 mil barris de petróleo por dia e 20 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Além disso, o projeto contará com um gasoduto de escoamento.

Em recente visita ao Rio de Janeiro, o governador Fábio Mitidieri e comitiva sergipana estiveram em reunião com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Marcaram presença na reunião o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedetec), Valmor Barbosa; o secretário-executivo da pasta, Marcelo Menezes, o senador Laércio Oliveira, e outras autoridades. Na oportunidade, a presidente da companhia assumiu o compromisso de que o prazo para início do SEAP será mantido para 2028.

A geração de novos postos de trabalho e a necessidade de mão de obra qualificada foram reforçadas pelo gerente geral de Relacionamento com o Mercado Fornecedor da Petrobras, Marcio Antônio Pereira Junior. “É papel fundamental da Petrobras aproveitar suas vocações regionais. O SEAP não vai acontecer sem um mercado local desenvolvido, para que tenhamos a sustentação do negócio. Nesse caminho, a qualificação de mão de obra é necessária para que possamos conectar a realidade de uma plataforma FPSO com o pequeno fornecedor”, salientou.

Ao longo do dia, outros paineis ocorreram no Congresso SOG. A ‘Produção de O&G em Sergipe’ foi tema do primeiro debate do dia, seguido da ‘Qualificação de mão de obra técnica em Sergipe’. Depois, esteve em pauta o ‘Descomissionamento de plataformas fixas de águas rasas’.

Semana de Petróleo, Gás e Energia

A terceira edição do Sergipe Oil & Gas, que ocorreu de 24 a 26 de julho, foi a primeira em formato de feira. O evento foi organizado pelas empresas Brainmarket, Eolus e Austral com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Além da programação de painéis, ocorrida dentro do Congresso SOG, o evento contou com diversas atividades paralelas, no intuito de movimentar o setor energético do estado./

O Sergipe Oil & Gas integrou a programação da Semana do Petróleo, Gás e Energia de Sergipe, realizada de 22 a 26 de julho. Durante todo o período, diversos eventos vinculados ao setor foram sediados em Aracaju, promovendo as potencialidades do estado no mercado nacional e internacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Cooperação
Petrobras e Embrapa assinam cooperação para pesquisas em...
06/09/24
Drilling
Navio-sonda Norbe VIII chega ao RS para manutenção progr...
06/09/24
Premiação
World Refining Association premia Replan com Refinaria d...
06/09/24
Oferta Permanente
ANP aprova minutas de edital e modelos de contrato para ...
06/09/24
Hidrogênio
ANP produz relatório sobre o marco legal do hidrogênio d...
06/09/24
ANP
Aprimoramento das resoluções sobre dados digitais de poç...
05/09/24
Onshore
ANP mantém entendimento sobre poços órfãos
05/09/24
ANP
Gás natural: revisão das especificações e controles de q...
05/09/24
ANP
Agenda regulatória 2025-2026 da ANP passará por consulta...
05/09/24
Gás Natural
NTS lança o ConnectGas
05/09/24
Oferta Permanente
Cresce 70% o número de blocos sob contrato na fase de ex...
05/09/24
Energia elétrica
ANEEL aciona bandeira vermelha patamar 1
05/09/24
Energia Elétrica
ANEEL aciona bandeira vermelha patamar 1
05/09/24
Apoio Marítimo
Camorim anuncia lançamento de nova embarcação Azimutal
05/09/24
Reconhecimento
Foresea conquista Selo Prata no GHG Protocol
04/09/24
Brasil/China
Investimentos chineses crescem 33% no Brasil em 2023, co...
04/09/24
Logística
Petrobras concentra operações aéreas para o campo de Búz...
04/09/24
Transição Energética
Governo do Paraná e Aneel abordam políticas públicas e t...
04/09/24
Aviação
ANP e ANAC firmam acordo de cooperação técnica sobre com...
04/09/24
Pessoas
Kedi Wang chega ao conselho de administração da CPFL Energia
04/09/24
Publicação
Certificação de hidrogênio verde é tema de livro publica...
03/09/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.