Dragagem

Demora no canal de acesso ao EAS ameaça projeto

A demora para executar a dragagem do canal de acesso ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS) pode colocar em xeque o cronograma de entrega do primeiro navio fabricado pela empresa. Se até fevereiro do próximo ano o serviço não estiver sido realizado, não será

Jornal do Commercio
30/10/2009 10:09
Visualizações: 871

A demora para executar a dragagem do canal de acesso ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS) pode colocar em xeque o cronograma de entrega do primeiro navio fabricado pela empresa. Se até fevereiro do próximo ano o serviço não estiver sido realizado, não será possível lançar ao mar a embarcação que hoje ganha forma no chamado dique seco. Agosto de 2010 é o prazo acordado com a Transpetro para conclusão do primeiro dos dez petroleiros Suezmax, encomendados na primeira etapa do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef I) e que estão orçados em US$ 1,2 bilhão. “Mas nós esperamos concluí-lo em junho. A folga no cronograma nos permitirá construir logo em seguida o segundo navio. Sem isso todo o processo fica comprometido”, afirmou ontem o diretor-executivo do EAS, José Roberto Moraes, no segundo dia da Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico de Pernambuco (Fimmepe).

 

O tempo médio para execução de uma dragagem é de três meses. Portanto, para que em fevereiro esteja concluída, deve começar já. O diretor-executivo evitou falar em um desgaste na relação entre o EAS e o governo do Estado. “Não chegamos a esse ponto. Da nossa parte há expectativas. Entendemos que há dificuldade”, comentou Moraes, citando ainda que o acesso rodoferroviário às ilhas de Cocaia e Tatuoca – outra séria pendência na área de infraestrutura – não beneficia apenas o EAS, e sim todas as empresas de Suape.

 

“Há dois meses apresentamos as nossas necessidades à diretoria de Suape. A saída do navio do dique depende da dragagem. Nós não trabalhamos com suposições. O que queremos são o cronograma oficial e a lista dos locais que terão prioridade quando o serviço tiver início”, acrescentou Moraes. Ao chegar na água, a fabricação do primeiro Suezmax entra na sua reta final, quando serão realizados os trabalhos de acabamento na embarcação, como finalização do convés e pintura do navio.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.