Curso

Departamento de Química do CTC/PUC-Rio lança curso a distância de Chemical Leasing

Redação/Assessoria
04/05/2020 17:10
Visualizações: 1954

Estão abertas as matrículas para o curso a distância "Chemical Leasing", oferecido pelo Departamento de Química (DQ) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em conjunto com a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) e a Coordenação Central de Extensão (CCE) da PUC-Rio. Para apresentar o curso, no dia 12 de maio, das 19h às 20h, a Drª Gisele Birman Tonietto, professora do DQ e coordenadora do curso, e a engenheira química Ana Maria Oestreich, consultora e especialista no tema, serão as palestrantes de uma aula aberta, gratuita e online a ser transmitida pela plataforma Zoom, podendo ser acessada diretamente no computador ou celular. As inscrições seguem até o dia da aula por meio do link: https://bit.ly/2AulaAberta-ChemicalLeasing.

Em 2006, durante a Conferência Internacional para Gestão dos Produtos Químicos, em Dubai, foi adotada a "Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM)": um marco político para promover a segurança química em todo o mundo. "Ela tem como objetivo global a gestão sustentável de produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida. A proposta era que, até 2020, os produtos químicos seriam produzidos e utilizados de forma a minimizar impactos adversos significativos na saúde humana e no meio ambiente", destaca Gisele Birman Tonietto, relembrando que, no mesmo ano de 2006, participantes do evento da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO, agência especializada da ONU), na Áustria, concluíram que o Plano Ação Global do processo SAICM e o Programa Quick Start deveriam apoiar a disseminação internacional de projetos de Produção Mais Limpa e de Chemical Leasing (ChL).

Institucional

Neste contexto, a professora informa que tanto a aula aberta quanto o curso são direcionados a empresas, profissionais e gestores do setor industrial, estudantes de pós-graduação de áreas correlatas como engenharia química, química, engenharia de produção, metrologia, e outros, assim como pesquisadores interessados em implementar projetos de Chemical Leasing (ChL). "Na aula aberta, faremos a introdução desse conteúdo que enaltece a relevância do SAICM e o papel desempenhado pelo modelo Chemical Leasing no cumprimento de seus objetivos e metas", esclarece, acrescentando que a conexão da Segurança Química e o Chemical Leasing e suas referências no Brasil estarão em evidência com a apresentação de um representante do CONASQ (Conselho Nacional de Segurança Química) e também da consultora da UNIDO no Brasil para Chemical Leasing.

Mais sobre o curso Chemical Leasing, que aceita inscrições até 03 de junho

O curso de 20h será realizado de 10 de junho a 12 de agosto. Ele tem como objetivo introduzir o conceito de ChL e preparar profissionais para o desenvolvimento de contratos, assim como projetos de pesquisa e de inovação tecnológica neste modelo de negócio. As inscrições se encerram no dia 03 de junho. O investimento do curso é de R$ 1.520,00 (hum mil quinhentos e vinte reais), podendo ser dividido no cartão de crédito em até seis parcelas. Mais detalhes em: https://bit.ly/2xoZPsY.

Serão ao todo dez aulas, divididas em dois módulos, com duração de uma a duas horas por aula, transmitidas via Zoom. As aulas ficarão disponíveis online e poderão ser vistas por meio do programa Moodle. Os alunos terão também à sua disposição tutoriais para que possam tirar dúvidas.

Todos os participantes estarão aptos a integrar a rede mundial das Nações Unidas e a concorrer à Premiação Global de Chemical Leasing, em 2021. O encontro da rede mundial de Chemical Leasing acontecerá em paralelo ao 5º Encontro da Conferência Internacional para Gestão de Produtos Químicos, de 5 a 9 de julho, em Bonn, na Alemanha.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.