Operação

Descarregador faz teste final no píer 1 do porto do Pecém

Equipamento faz últimos experimentos, com carga maior, antes da operação. Retirada de carvão segue até sábado. Desde o último domingo, 13, o descarregador contínuo de carvão mineral do Complexo Industrial e Portuário do Pec&eacute

Diário do Nordeste
17/11/2011 09:18
Descarregador faz teste final no píer 1 do porto do Pecém	Visualizações: 780
Equipamento faz últimos experimentos, com carga maior, antes da operação. Retirada de carvão segue até sábado. Desde o último domingo, 13, o descarregador contínuo de carvão mineral do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) está sendo submetido ao seu teste mais intenso. O equipamento está retirando de um navio, atracado no porto, 70 mil toneladas de carga e colocando na esteira transportadora de minérios do Cipp. O processo de descarregamento deve prosseguir até o próximo sábado, 19, de acordo com informações da assessoria de comunicação da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará).
 
 
Teste
 
Outro teste com carga já tinha sido feito com o descarregador. Entretanto, nunca com essa quantidade de carvão mineral. Dessa forma, será possível verificar se o sistema está operando normalmente, se não há vazamentos durante o processo de retirada do material do navio, se o aparelho está conseguindo pegar a carga de maneira adequada e se a composição suporta o peso do minério. Conforme a Seinfra, até o momento, o trabalho está sendo realizado de acordo com o esperado.
 
 
Capacidade
 
O aparelho, que está instalado no píer 1 do Porto do Pecém, recebeu investimentos da ordem de R$ 23 milhões. Combinado com a correia transportadora, a capacidade nominal do descarregador é de 2.400 toneladas por hora, mas a ideia é que ele trabalhe em um ritmo entre 1.600 e 1.700 toneladas por hora. Durante o mês de outubro, foi realizado o teste em vazio, ou seja, que não faz a utilização do minério. Foi ensaiada, por exemplo, a sequência de movimentos para definir e calibrar o equipamento.
 
No total, o Porto do Pecém terá agora dois descarregadores). Um deles, que já existia no local, não participará das operações regulares.
 
Ele só entra em funcionamento a partir do momento em que o aparelho principal tiver algum tipo de problema. Tanto que os equipamento mais antigo ainda é em formato de concha, tecnologia muito mais suscetível a vazamentos. O aparelho mais recente funciona com uma rosca transportadora.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Navegação Interior
Paraná-Tietê: a hidrovia que integra três regiões e impu...
24/06/26
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.