Evento online Firjan

Desenvolvimento de Eólicas Offshore no Brasil e a Experiência Holandesa

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
27/05/2021 15:51
Visualizações: 1504

Frente às metas de descarbonização mundiais, novas energias como eólicas offshore vêm ganhando mais e mais atenção. De acordo com a Rystad Energy, CAPEX e OPEX no mercado de eólicas offshore pode alcançar US$ 810 bilhões nos próximos 10 anos e a capacidade global instalada de geração de energia eólica offshore deve ultrapassar 250 GW até 2030.

Visto isso, não é por acaso que grandes empresas do mercado offshore, como as que atuam em petróleo, gás e naval, apresentam planos de intensificar seus investimentos nestas novas energias.

Para eólicas offshore, a expertise e fôlego financeiro dessas companhias - intensificados pelos seus planos de sustentabilidade - são exemplos de razões que demonstram sinergia para posicionamento no mercado de novas energias. Cinco fatores por trás das razões para o interesse das companhias de petróleo:

A experiência em projetos de petróleo e gás em águas cada vez mais distantes da costa ajuda com projetos de eólicas offshore que estão em alto mar, onde a velocidade dos ventos é menos instável;

Divulgação

O fôlego financeiro para executar projetos de longo prazo, com custo de investimento menor do que projetos de petróleo e gás;

O relacionamento já estabelecido com fornecedores em todo mundo;

Compromisso com a sustentabilidade e energias renováveis;

Já existem pesquisas que relacionam o uso da energia eólica offshore com aumento de produção de petróleo em campos próximos.

Do ponto de vista do negócio, destacam-se os desafios para aumentar o retorno do investimento e diminuir o custo da energia gerada pela turbina eólica offshore. No Brasil, já estão em discussão 40 GW em projetos ao longo da costa, dos quais cerca de 17,5% são apresentados como potenciais de serem instalados em águas fluminenses.

A Firjan avalia que o estado do Rio precisa manter essas oportunidades no radar, aproveitando as sinergias entre os mercados offshore existentes e o potencial dos projetos de eólica offshore. Além da similaridade de ambiente, as competências de mão de obra tem potencial de transitar entre as operações e as descobertas tecnológicas podem ser mutuamente benéfica.

Por isso, a Firjan inicia a Websérie Novas Energia, que tem o objetivo de discutir o desenvolvimento de novas energias que podem contribuir nos movimentos de transição energética e como o mercado offshore existente no Rio de Janeiro pode atender essas novas oportunidades.

A primeira edição, em correalização com o Consulado da Holanda, irá tratar do desenvolvimento de eólicas offshore no Brasil e da experiência holandesa. O webinar contará com a participação de Elbia Gannoum, Rafael Torres, Niels Veenis e Erick Aeck e moderação de Fernando Luiz Ruschel Montera.

Data: 1º de junho

Horário: 10h00

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25