Gabrielli

Dinheiro não será problema para a extração do pré-sal

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem (29) que o limite da extração de petróleo da camada pré-sal está associado ao fornecimento de materiais para a cadeia produtiva, e não a questões financeiras.

Agência Brasil
30/09/2009 08:30
Visualizações: 42 (0) (0) (0) (0)

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem (29) que o limite da extração de petróleo da camada pré-sal está associado ao fornecimento de materiais para a cadeia produtiva, e não a questões financeiras.

Ao participar de audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Econômico e Minas e Energia na Câmara, Gabrielli disse que empresa conseguiu levantar US$ 30 bilhões em empréstimos durante a crise econômica e que está financiada pelos próximos cinco anos de acordo com os atuais planos dela.

“Não acreditamos que financiamento, dinheiro seja o problema para o desenvolvimento do pré-sal. O limite que imaginamos para a velocidade de expansão do pré-sal é a capacidade de fornecimento de matériais e equipamentos para a cadeia produtiva”, afirmou.

Sobre a formação de mão de obra para trabalhar nas áreas relacionadas à exploração, o presidente da Petrobras disse que mais de 3 mil cursos já estão sendo montados para o treinamento de pessoal. “Nós já treinamos 46 mil delas [pessoas para trabalhar no pré-sal]. Nós temos milhares de cursos sendo montados. Isso tá sendo feito em centenas de instituições no Brasil todo, estamos mapeando estados por estado”, afirmou Gabrielli. Estima-se que serão necessárias 243 mil pessoas para trabalhar em toda a cadeia produtiva do pré-sal.

Ao fim da audiência, o presidente da Petrobras também ressaltou que, com a estimativa de que a produção de petróleo brasileiro dobre até 2020, os estados produtores também terão suas receitas com royalties dobradas, independentemente do aumento ou não da porcentagem que vão receber sobre o pré-sal.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Com 3,734 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
TecnoFink apresenta soluções em manutenção industrial e ...
03/06/25
Transição Energética
Enel Brasil destaca investimentos e estratégia de resili...
03/06/25
ANP
Novo PMQC: prazo para agentes de GO e DF contratarem lab...
03/06/25
Oportunidade
ENGIE, TAG e Jirau Energia lançam Programa de Estágio
02/06/25
Drilling
BRAVA Energia usa técnica inédita no Brasil e conclui pr...
02/06/25
Energia Elétrica
Chuvas abaixo da média antecipam período seco e afetam o...
02/06/25
Petrobras
Gasolina para distribuidoras cai 5,6%
02/06/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha deixa conta de luz mais cara a partir ...
02/06/25
Energia Solar
Thopen investe R$ 750 milhões em 52 usinas solares no No...
02/06/25
Inclusão Social
Cladtek lança Programa de Inclusão de Pessoas com Defici...
02/06/25
Oportunidade
Shell Iniciativa Jovem prorroga inscrições do último cic...
02/06/25
ANP
ANP aprova sua Agenda Regulatória para o período 2025-2026
02/06/25
Startups
NAVE ANP: 21 startups aprovadas para contratação
02/06/25
Combustíveis
Etanol hidratado fecha em baixa e acumula 3ª queda seman...
02/06/25
Refino
Petrobras inicia operação da nova Unidade de Hidrotratam...
02/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Copastur Energy marca presença no Bahia Oil & Gas Energy...
01/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Burckhardt Compression: Tradição, Inovação e um Novo Mar...
01/06/25
Perfil Empresa
Geogin: Tecnologia e Especialização a Serviço da Gestão ...
30/05/25
Investimentos
Transpetro lança licitação para entrada no segmento de o...
30/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahia Oil & Gas Energy supera os 13 mil inscritos e já é...
30/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22