Antaq

Diretor-geral recebe comitiva do ES para tratar do desenvolvimento portuário no estado

O diretor-geral da Antaq Fernando Fialho recebeu ontem (17) uma comitiva do Espírito Santo para tratar de temas relativos ao desenvolvimento portuário no estado. Integraram a comitiva os secretários de estado dos Transportes e Obras Públicas e de Projetos Especiais e

Redação
18/08/2011 09:48
Visualizações: 552 (0) (0) (0) (0)
O diretor-geral da Antaq Fernando Fialho recebeu ontem (17) uma comitiva do Espírito Santo para tratar de temas relativos ao desenvolvimento portuário no estado. Integraram a comitiva os secretários de estado dos Transportes e Obras Públicas e de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana, Fábio Damasceno e José Eduardo de Azevedo, respectivamente; o secretário executivo da organização Espírito Santo em Ação, Guilherme Weichert Neto e o presidente da Federação das Empresas de Transporte do ES, Luiz Wagner Chieppe.

Azevedo disse que o governo do Espírito Santo pretende alinhar seus projetos com os do governo federal, destacadamente na área de infraestrutura. “Nossa visita hoje tem esse objetivo de estreitar laços com a agência para que possamos trabalhar juntos, a fim de construir um sistema portuário de excelência no estado”, afirmou o secretário.

Fialho cumprimentou o grupo pelo interesse em promover uma sinergia entre empresários e governo estadual e entre este o federal. “Podem contar com a equipe da Antaq no que for preciso para fazer avançar os projetos de desenvolvimento portuário no estado”, disse o diretor-gerral.

Na avaliação de Fialho, a costa do Espírito Santo é uma das que mais oportunidades oferecem para a instalação de novos portos e terminais de uso privativo. “O litoral do estado é o mais próximo, por exemplo, das regiões do estado de Minas Gerais de onde saem commodities minerais rumo ao exterior”, avaliou. Ele acredita também que o pré-sal estimulará a demanda por mais e melhores serviços portuários no estado.

O diretor-geral lembrou ainda que o Plano Geral de Outorgas identifica áreas no estado com potencial para receber novos portos e terminais ou para aumentar os já existentes. Para Fialho, os projetos portuários têm de estar atrelados ao desenvolvimento de distritos industriais, daí a importância que assume a retroárea. “Portos isolados não geram emprego e renda como aqueles ligados aos distritos industriais, como ocorre em Suape”, exemplificou.

Fábio Damasceno acrescentou que o desenvolvimento da atividade portuária deve seguir um plano, em elaboração, de integração logística, que aproveite a infraestrutura já existente. “Assim não é necessário investir pesadamente no acesso ao porto, como ocorre naqueles casos em que o porto é instalado em local isolado”, lembrou Damasceno. Ele mencionou ainda a intenção do estado de investir em terminais de turismo náutico. “Estamos elaborando um projeto de um píer novo para cruzeiros”, revelou o secretário.

Fialho lembrou que é preciso dar início o quanto antes aos projetos de desenvolvimento dos portos, se se pretende fazer com que o sistema portuário do Espírito Santo alcance o nível de excelência. “São projetos de longa maturação, que demoram, no mínimo, seis, sete anos”, lembrou.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
Estudo
Cultura de inovação promove competitividade, sustentabil...
18/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23