Transição Energética

Diretora da Neoenergia afirma que diversidade tem papel fundamental na transição energética

Em evento sobre ASG realizado pelo Estadão, Laura Porto, executiva à frente da expansão de renováveis na companhia, reforçou a importância de ações afirmativas

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/06/2022 12:14
Diretora da Neoenergia afirma que diversidade tem papel fundamental na transição energética Imagem: Divulgação Visualizações: 2261

A visão das lideranças femininas em suas áreas de atuação e a preocupação com a diversidade nas empresas foram os destaques do painel que teve a participação de Laura Porto (foto), diretora de Renováveis da Neoenergia, durante o Estadão Summit ESG, realizado nesta quinta-feira (23). A executiva afirmou que o cenário de transição energética para a descarbonização da economia vai exigir soluções inovadoras e disruptivas, que estão ligadas à diversidade em variados aspectos, como gênero, raça e idade. Para ela, o "3D [descarbonização, descentralização e digitalização] e o 5D [além das três primeiras dimensões, desenho de mercado e democratização] não podem existir se não tiver inclusão da mulher na liderança".

O alerta às empresas que já se anteciparam à transição energética, como a Neoenergia, é para pensar nas iniciativas necessárias para se destacarem diante da competitividade do mercado. A diretora destacou a importância da promoção de ações afirmativas e atitudes das lideranças no dia a dia para inspirar colaboradores. Além disso, Laura Porto reconheceu que a atuação da mulher na sociedade e no mercado de trabalho precisam estar amparadas por políticas inclusivas de contratação, promoção e retenção de talentos.

"É importante, em um mundo competitivo, haver políticas de retenção. Hoje, temos códigos de ética que garantem as mesmas oportunidades. Contamos com políticas inclusivas, de diversidade, de equidade e de recursos humanos, todas aprovadas e discutidas. Isso coloca o ASG como pauta real e não como discurso teórico", apontou.

Laura Porto ressaltou também o exemplo da Escola de Eletricistas, iniciativa da Neoenergia que tem o objetivo de gerar oportunidade de trabalho e renda, por meio da formação e capacitação de profissionais para o setor elétrico. O projeto possui turmas exclusivas para mulheres e incentivo à participação feminina em turmas mistas. Mais de 400 mulheres já concluíram os cursos e cerca de 270 foram contratadas pelas distribuidoras do grupo desde o início do projeto, em 2017.

A executiva reforçou que a companhia busca ampliar os números de mulheres em posições executivas e cargos operacionais. Além disso, citou o apoio da empresa à seleção brasileira de futebol feminino e ao campeonato nacional de clubes, o que fortalece o esporte como agente de mudança social capaz de ampliar a participação da mulher no contexto social e profissional.

A companhia incentiva ainda o empreendedorismo e a liderança social de mulheres com ações do Instituto Neoenergia – como o Impactô Mulheres, projeto de aceleração social, e o Prêmio Inspirar, de reconhecimento de lideranças femininas, que, somadas a outras iniciativas, beneficiaram diretamente 989 mulheres em 2021 –  e o apoio às populações do entorno dos projetos da companhia, incluindo, por exemplo, as mulheres de comunidades quilombolas localizadas próximo a Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia, complexos eólico e solar no Sertão da Paraíba.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.