Gasoduto

Diretores da Bahiagás visitam cidades do projeto Gás Sudoeste

Redação TN Petróleo/Assessoria
21/02/2022 07:30
Diretores da Bahiagás visitam cidades do projeto Gás Sudoeste Imagem: Cortesia Bahiagás Visualizações: 2166

As cidades de Maracás, Jequié e Itagibá receberam, entre os dias 09 e 11/02, a visita de diretores e gestores da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, e de representantes do SineBahia, órgão de intermediação de mão de obra do Governo do Estado. Em cada um dos municípios, a comitiva da Bahiagás se reuniu com os respectivos prefeitos e autoridades locais, para atualizá-los sobre os avanços do projeto Gás Sudoeste – Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste.

A agenda foi iniciada com uma reunião na cidade de Maracás, onde o vice-prefeito, Samuel Nascimento, os vereadores e a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Maracás), Alda Gomes, receberam as últimas notícias sobre o andamento do projeto. A atividade contou com a participação de representantes das empresas contratadas pela Companhia, para a execução de obras no município, e da mineradora Vanádio de Maracás, principal cliente do Gás Sudoeste na localidade.

O diretor Técnico e Comercial da Bahiagás, Paulo Lucena, foi o responsável pela apresentação das etapas do projeto e detalhou o avanço de cada uma delas. “Estamos iniciando, em Maracás, a construção de dois importantes equipamentos do projeto Gás Sudoeste: a Estação de Distribuição local (ED Maracás) e o ramal que vai levar o gás natural dessa estação até a mineradora Vanádio de Maracás”, ressaltou Paulo.

Alinhamento para o desenvolvimento

Em Jequié, a comitiva visitou a sede local da Companhia e foi recebida pelo prefeito da cidade, Zé Cocá, e por secretários municipais. Com pauta semelhante à do município anterior, os diretores apresentaram os avanços do projeto e estabeleceram acordos relacionados às obras que serão retomadas na cidade. Zé Cocá comemorou o reinício das obras e dispôs a estrutura do Município para contribuir com o projeto. “Esta é uma obra de extrema importância para a região e precisamos unir esforços para o seu bom andamento”, destacou o prefeito.

Em seguida, os diretores conheceram a Estação de Transferência de Custódia de Itagibá (ETC Itagibá), marco inicial do projeto. A ETC, que é o primeiro equipamento do Gás Sudoeste com as obras totalmente concluídas, foi apresentada ao prefeito da cidade, Marquinhos Barreto, pelo gerente de Implantação de Infraestrutura do Sudoeste, Marcus Oliveira. Ainda em Itagibá, a comitiva se reuniu com representantes da mineradora Atlantic Nickel, dando início às tratativas para um futuro atendimento à empresa.

O diretor-presidente da Bahiagás ressaltou, em todos os compromissos, a importância do alinhamento com os gestores municipais, para a garantia do avanço do projeto. Gavazza enfatizou a relevância do Gás Sudoeste para o cumprimento da diretriz estratégica de interiorização do gás natural e ressaltou os seus impactos para toda a região.

“Desde o início das obras, o projeto vem aquecendo a economia local, gerando empregos, aumentando a arrecadação de tributos e movimentando os setores de comércio e serviços”, pontuou Gavazza. Segundo ele, a conclusão do empreendimento vai atrair novos investimentos para as cidades, gerando desenvolvimento socioeconômico para toda área de abrangência do projeto e, por conseguinte, para todo o estado da Bahia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23