Rio de Janeiro

Docas do Rio participa do Seminário "e-Navigation – Desafios e Oportunidades"

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/10/2021 11:07
Docas do Rio participa do Seminário "e-Navigation – Desafios e Oportunidades" Imagem: Divulgação Visualizações: 494

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, participou, nos dias 20 e 21 de outubro, do 1º Seminário "e-Navigation – Desafios e Oportunidades". O evento aconteceu no formato híbrido com transmissão no canal oficial da Marinha pelo youtube e presencial no auditório Almirante Newton Braga, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA).

No primeiro dia do seminário, a Companhia Docas do Rio de Janeiro, uma das patrocinadoras do evento, foi representada pelo Diretor-Presidente, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, que esteve no auditório do CIAGA, reunindo-se com o Diretor Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Wladimilson Borges de Aguiar e demais membros e autoridades da Comunidade Marítima e Portuária.

Durante a abertura do evento, o Almirante Borges destacou que "o seminário foi idealizado para ser um fórum de discussão e aprimoramento das ideias originadas na estratégia de implementação do e-Navigation". Para Borges, "o conceito de e-Navigation trará olhar para diversas oportunidades que virão provenientes do uso de equipamentos, meios de comunicação e aumento do tráfego de dados, gerando verdadeiro portfólio de informações e serviços"

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, iniciou o primeiro ciclo de palestra com o tema "e-Navigation e o cerne do futuro da navegação", e destacou que as iniciativas convergentes das autoridades portuárias e marítima possibilitam a inserção competitiva no comércio marítimo mundial. Cursino enfatizou que a integração entre sistemas portuários e de navegação vem sendo discutida na Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos).

No segundo dia do evento, o Gestor de VTMIS da CDRJ, Marcelo Villas-Bôas, que conduz a implantação do VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) nos portos do Rio de Janeiro/Niterói e de Itaguaí, participou do fórum com a apresentação sobre o "Processo de Implantação de Local Port Services (LPS) nos Portos do Rio de Janeiro, Niterói e Itaguaí". Durante sua palestra, Villas-Bôas explicou que o Sistema de Monitoramento de Embarcações está sendo implantado por etapas com o acréscimo gradativo de camadas de informações. De acordo com Villas-Bôas, algumas exigências já foram cumpridas para a implantação do LPS, que é a primeira fase do projeto, mas ainda falta agregar a instalação de alguns equipamentos como radares, câmeras e sensores ambientais.

Villas-Bôas explicou que para a implantanção do VTMIS foi fundamental a assinatura de um Convênio com a Marinha do Brasil. O Convênio permitirá que os radares, as câmeras e os sensores sejam integrado ao Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) da MB, possibilitando uma cobertura de toda a Baía de Guanabara e não somente do porto organizado.

Após detalhar a arquitetura das instalações e os equipamentos necessários para a implantação do VTMIS, Villas-Bôas destacou ainda o convite da MB à CDRJ para participar do projeto piloto do e-Navigation. O compromisso da CDRJ é com a aquisição de equipamentos do VTMIS compatíveis com as tecnologias do e-Navigation. Por fim, Villas-Bôas discorreu sobre a implantação do calado dinâmico no Porto do Rio de Janeiro que aguarda homologação da MB, as próximas fases de implantação do VMTIS, indicando onde os equipamentos serão instalados e o andamento do projeto no Porto de Itaguaí.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13