Meio Ambiente

Docas quer licenciar todo o Porto

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) requereu ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma única licença de operação para todo o complexo. Para isso, deve empreender R$ 2,7 milhões na contrata&cc

A Tribuna - SP
08/10/2009 10:37
Visualizações: 425 (0) (0) (0) (0)

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) requereu ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma única licença de operação para todo o complexo. Para isso, deve empreender R$ 2,7 milhões na contratação de uma empresa que realizará os estudos necessários. A expectativa é que a permissão seja obtida em um ano.

A medida irá agilizar o processo de autorização ambiental para a instalação de novos terminais, pois eliminará a necessidade de preparação dos estudos que tiverem sido previamente realizados a pedido da Docas. "Neste caso, uma parte do levantamento já foi feito e o arrendatário poderá usar isso para suas instalações", afirmou a superintendente de Meio Ambiente da Codesp, Alexandra Sofia Grotta. Segundo ela, esse é um dos motivos pelos quais, "para as empresas, é muito mais interessante estar em um porto regularizado".

Embora opere normalmente, o Porto ainda não possui a licença. Em 2002, esse documento foi requerido à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Na época, o órgão informou à Codesp que o aval não era preciso. Mas em nova consulta, desta vez ao Ibama, este identificou a necessidade de realização do licenciamento. A Docas, então, entrou com o pedido.

O Ibama emitiu um termo de referência, no qual constam as condições necessárias para emissão de licença. Para atender ao órgão ambiental, a Docas irá contratar uma empresa para realizar os estudos exigidos. A concorrência pública foi aberta no dia 29 passado.

À firma vencedora, caberá levantar os passivos ambientais do Porto (como os materiais químicos depositados no fundo do canal de navegação), diagnosticar as fontes de emissões atmosféricas (como a fumaça dos escapamentos dos caminhões) e a geração de resíduos sólidos dos terminais, catalogar as áreas verdes e analisar a qualidade da água do estuário, entre outras ações.

O levantamento englobará todos os terminais instalados. A firma checará, por exemplo, se existem e como funcionam os planos de emergência ambiental de cada área, os programas de gerenciamento de resíduos sólidos, as certificações e os cuidados com pombos e roedores.

Para cada diagnóstico, a empresa a ser contratada terá de apontar as falhas e sugerir medidas que eliminem ou compensem o problema. "Assim ficarei sabendo onde estão minhas fontes (poluidoras) para propor ações ou programas específicos", disse Alexandra.

A abertura das propostas das firmas interessadas em fazer os estudos ocorrerá em 17 de novembro. As pesquisas devem durar cerca de seis meses. Após este período, o material será avaliado pelo Ibama para emissão da licença.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró Oil & Gas destaca integração energética
28/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
A Oil States marca presença na 9ª edição da Mossoró Oil ...
28/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sócio da Progel participa de painéis no Mossoró Oil & Ga...
28/11/24
Etanol
ANP aprova a publicação do relatório de investigação de ...
28/11/24
Gás Natural
Naturgy apresenta perspectivas do Gás Natural para 2025
28/11/24
Seguro
Produção de petróleo e gás em alto-mar impulsiona mercad...
28/11/24
Acordo
Petrobras assina Acordo de Princípios com a European Energy
28/11/24
Exploração
ANP debate aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
28/11/24
Robótica
Firjan SESI realiza Torneio de Robótica no Parque Olímpi...
28/11/24
Desinvestimento
Petrobras divulga teaser para cessão de participação min...
28/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Especialistas propõem melhorias no licenciamento ambient...
28/11/24
Diesel
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preço...
28/11/24
Royalties
Valores referentes à produção de setembro para contratos...
28/11/24
Reforma Tributária
Estudo mostra os impactos da reforma tributária no setor...
27/11/24
Reconhecimento
Foresea conquista Prêmio Inbrasc 2024 e se consolida com...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sistema FIERN participa da abertura e destaca apoio dado...
27/11/24
Internacional
Alexandre Silveira destaca resultados de acordos com Arg...
27/11/24
Transição Energética
Casa Firjan sedia o seminário "Bélgica Brasil: facilitan...
27/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sistema FIERN leva ao Mossoró Oil & Gas Energy soluções ...
27/11/24
Meio Ambiente
Repsol Sinopec e PUCRS colocam em operação equipamento p...
27/11/24
Inteligência Artificial Generativa
IA Generativa: uma poderosa aliada
27/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21