Redação TN Petróleo/Assessoria
Na última segunda-feira (02), o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, realizou uma visita oficial à draga "Willem Van Rubroeck" da Jan De Nul (JDN) no Porto do Rio de Janeiro. O encontro destacou a importância das obras de dragagem em andamento.
A draga "Willem Van Rubroeck" é a maior e mais potente draga de corte e sucção do mundo. Ela chegou ao Porto do Rio de Janeiro em 28 de agosto para iniciar o projeto de dragagem de ampliação da nova geometria do canal Tecon. Essa obra é crucial para a infraestrutura portuária, pois permitirá que o porto receba mega navios porta-contêineres de 366 metros de comprimento, New Panamax, aumentando significativamente sua capacidade de movimentação e consolidando sua posição estratégica no comércio internacional.
Obras como essa são essenciais para o crescimento econômico do Brasil, garantido que o país continue competitivo no cenário global, recebendo os maiores navios e facilitando o comércio internacional.
A "Willem Van Rubroeck" já demonstrou sua capacidade em operações anteriores, como a realizada em dezembro de 2023 no Canal Externo de Suape, onde removeu mais de 1 milhão de metros cúbicos de material de extrema dureza. A conclusão dessa obra era aguardada há mais de 10 anos e representa um marco na capacidade de dragagem do país.
"Estamos comprometidos em entregar soluções de dragagem eficientes e sustentáveis em todo o Brasil. A operação da 'Willem Van Rubroeck' no Porto do Rio de Janeiro é um exemplo do que há de mais avançado em tecnologia de dragagem, e temos orgulho de contribuir para o desenvolvimento das infraestruturas portuárias do país", salienta Dieter Dupuis, Diretor Geral da Jan De Nul do Brasil.
Além da operação no Porto do Rio de Janeiro, a Jan de Nul está realizando uma dragagem significativa no Rio Amazonas. O projeto está sendo conduzido pela draga "Galileo Galilei", do tipo HOPPER uma das mais modernas de sua categoria, com uma capacidade de cisterna de 18.000 metros cúbicos. Esta draga já demonstrou sua eficácia em outras operações emergenciais, como as realizadas no porto de Rio Grande em julho de 2024 e em uma dragagem de manutenção e um terminal privado na Bahia, além do alargamento da praia em Balneário Camboriú.
A Jan de Nul é uma empresa belga, familiar, com uma presença global em mais de 150 países e quase 30 anos de atuação no Brasil. O grupo possui vasta experiência em dragagens marítimas e fluviais, incluindo projetos em Santos, Suape, Rio Madeira e Rio Amazonas, além de obras de recuperação de praias, como a de Balneário Camboriú. A expertise da Jan de Nul na concessão de canais na América do Sul é extensa, abrangendo desde a modelagem até a execução de dragagens com contratos de longo prazo, de até 25 anos.
A visita do Ministro Silvio Costa à draga "Willem Van Rubroeck" e o andamento das obras no Rio Amazonas reforçam o compromisso do governo brasileiro em modernizar sua infraestrutura portuária e fluvial, promovendo o crescimento sustentável e o desenvolvimento econômico em todas as regiões do país.
Fale Conosco
21