Dragagem permite maior movimentação de cargas no terminal de contêineres
Através de Ordem de Serviço, a Cia. Docas estabeleceu novos calados de operação de navios de grande porte no Porto do Rio. O cais de Gamboa, por exemplo, passa a contar com seu calado médio ampliado para 10,2m, podendo chegar a 11,20m, dependendo da maré. Anteriormente, o calado era de 9m numa...
Victor Abramo
16/05/2007 00:00
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Através de Ordem de Serviço, a Cia. Docas estabeleceu novos calados de operação de navios de grande porte no Porto do Rio. O cais de Gamboa, por exemplo, passa a contar com seu calado médio ampliado para 10,2m, podendo chegar a 11,20m, dependendo da maré. Anteriormente, o calado era de 9m numa extensão de 1.500m. Com as obras de dragagem, o cais da Gamboa poderá receber navios de até 60 mil toneladas, ao invés de 40 mil toneladas anteriores. O cais de São Cristóvão, por sua vez, teve o calado ampliado para 9m, podendo chegar a 10m, com a maré. Anteriormente, o calado era de 7,6m, numa faixa de 575m. Com o aumento do calado, ele passa a atender navios de produtos siderúrgicos de até 50 mil toneladas, ao invés de 30 mil toneladas anteriores. Somente no Porto do Rio a Companhia Docas está investindo R$ 12 milhões em dragagem. Para o presidente da Docas RJ, o importante é preparar os portos para se ajustar aos objetivos do PAC e atender à demanda que certamente virá com o crescimento econômico do País.
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