Dragagem

Dragagens de portos carecem de políticas

    Desde 2004, quando o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou a resolução 344, regulando as dragagens (limpeza do fundo do mar) nos portos brasileiros, o Porto de Paranaguá não realizou mais nenhuma operação como essa. O assoreamento da baía na entrada do p...

Redação
02/05/2006 21:00
Visualizações: 916
    Desde 2004, quando o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou a resolução 344, regulando as dragagens (limpeza do fundo do mar) nos portos brasileiros, o Porto de Paranaguá não realizou mais nenhuma operação como essa. O assoreamento da baía na entrada do porto já causa imensos prejuízos. 
    Esse é um problema que afeta todos os portos no país, já que existe um descompasso entre a resolução ambiental e o que as autoridades portuárias estão acostumadas a realizar. 
    As Faculdades Integradas Espírita e a Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (Ademadan) promovem a partir desta quarta-feira (03/05) um debate sobre os cuidados ambientais no manejamento portuário.
    O seminário Contaminantes, Assoreamento, Dragagens e Licenciamento Ambiental nos Portos Brasileiros vai até sexta-feira (5), no campus da faculdade em Antonina. O objetivo é disseminar o debate sobre licenciamentos ambientais, licitações e planejamento das dragagens nos portos brasileiros. 
    Após a resolução 344 do Conama, para que possam conseguir as licenças para dragagem, os portos precisam apresentar uma série de análises químicas da água e dos sedimentos, além de um planejamento de monitoramento da área de despejo, que precisa ser aprovada pelo órgão ambiental responsável pela área. 
    
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.