Investimentos

Durante encontro em Tóquio, Brasil e Japão firmam acordo em infraestrutura

Redação/Assessoria Portal Planalto
19/10/2016 10:44
Durante encontro em Tóquio, Brasil e Japão firmam acordo em infraestrutura Imagem: Beto Barata/PR - Michel Temer e Shinzo Abe Visualizações: 884 (0) (0) (0) (0)

Michel Temer, se reuniu com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, nesta quarta-feira (19), em Tóquio, como parte da visita oficial ao país asiático. Na ocasião, foi assinado um Acordo de Cooperação Para a Promoção de Investimentos em Infraestrutura. Após o encontro, os dois líderes fizeram uma declaração à imprensa.

Durante a coletiva, Temer afirmou que conversou com primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, sobre as prioridades do Brasil com a retomada do crescimento e a geração de empregos, e que os investimentos japoneses são bem-vindos neste novo momento.

“Registrei que estamos consolidando, no Brasil, um ambiente de segurança jurídica e de previsibilidade reguladora, sempre muito conscientes de que a recuperação da economia brasileira passa por mais investimentos estrangeiros, por mais comércio exterior, especialmente pelo investimento japonês.”

Michel Temer ressaltou que existem quase 700 empresas japonesas operando hoje no Brasil. A intenção, salientou o presidente, é atrair mais empreendedores, especialmente em setores como ciência, tecnologia e infraestrutura. “Nós identificamos, entre os empresários japoneses, forte interesse em vários projetos do nosso Plano de Parcerias de Investimentos, com ênfase na área da infraestrutura.”

Acordo de Cooperação

Com o objetivo de ampliar a participação do capital japonês no Brasil e aprofundar as relações econômicas, embaixadores dos dois países assinaram um acordo de cooperação em infraestrutura.

Esse acordo prevê a criação de um grupo de trabalho para debater a parceria e inclui os setores de transporte e logística, tecnologia da informação e de comunicações e energia. A ideia é que os integrantes do grupo de trabalho se reúnam pelo menos uma vez por ano para implementar e discutir as ações previstas no convênio.

Temer tratou, ainda, com o primeiro-ministro japonês, do interesse do Brasil em diversificar a pauta de exportações, com o aumento da venda de bens com maior valor agregado.

O presidente brasileiro também manifestou a satisfação de passar ao Japão as bandeiras olímpica e paralímpica para os Jogos de Tóquio 2020.

Na avaliação do presidente, a viagem marca um fortalecimento da parceria estratégica global entre Brasil e Japão, e a política externa, nas democracias, “deve estar a serviço dos valores e dos interesses da sociedade.” Temer disse ainda estar honrado por ter sido recebido pelo imperador Akihito. Esta é a primeira visita de um presidente brasileiro ao país em 11 anos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.