Opinião

É preciso escolher o caminho da eficiência energética

O Globo
22/07/2010 10:46
Visualizações: 454

Por Míriam Leitão

 

 


A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou que a China passou os EUA como maior consumidor de energia, mas o país negou, dizendo que os dados não são confiáveis. Achei engraçadíssimo, porque é a China que tem problema crônico de credibilidade, ninguém confia nas estatísticas por bons motivos. Ela divulga o número que quer e não tem transparência.



Mas é bem possível que o país tenha passado os EUA, porque no ano passado eles reduziram o crescimento e, com isso, o consumo de energia; enquanto na China cresce. A agência fala que o país consumiu 2,252 bilhões de toneladas de petróleo, 4% mais do que os EUA. Os dois juntos fazem um estrago, consomem metade do petróleo do mundo. São parceiros nas emissões de gases de efeito estufa provocados pelo uso intensivo do petróleo.



Como o Brasil, o que a China tem prometido ao mundo não é reduzir o consumo nem as emissões, mas diminuir a intensidade do consumo por produto. Para cada 1% do produto bruto, ela vai usar menos energia daqui para a frente, porque vai ficar mais eficiente. Em suma, está prometendo eficiência energética e isso todos devem fazer. A China sabe que tem que fazer isso, porque a demanda de energia tem uma trajetória explosiva. Há dez anos, segundo a AIEA, o consumo dela era metade do americano. Por isso, tem que tomar cuidado.



Nesta semana, conversei com um grande empresário brasileiro que defende a energia fóssil. Ele disse que não tinha jeito, porque a eólica e a solar são caras, não tem como garantir o crescimento. É claro que nenhuma energia sozinha vai segurar a barra de um mundo que consome cada vez mais.



O dado divulgado hoje pelo Sérgio Abranches também é interessante: a capacidade instalada de energia eólica de 2001 para 2010 no mundo multiplicou por oito, de 2006 para 2009, cresceu três vezes; na China, aumentou dez vezes.



Está todo mundo procurando as energias sustentáveis. Mais do que isso: há pesquisas em novas fontes e coisas promissoras. O petróleo é indispensável, mas vai acabar um dia. O mundo caminha para um imposto sobre o petróleo.



A energia está no centro do debate do século XXI. A escolha de sua fonte de energia entra em conflito direto com o problema do aquecimento global. No Brasil, há pouco esforço para a eficiência energética. Isso é um caminho importante para que a gente use melhor a energia já pronta para ser utilizada.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.