Aço

Economia fraca reduz preços da siderurgia

Valor Econômico
09/10/2008 04:46
Visualizações: 687

O enfraquecimento da economia mundial tem um lado bom, pelo menos se você é um comprador de aço nos Estados Unidos: ela aumentou a oferta da commodity, cujo preço caiu 20% nas últimas duas semanas.

 

Por trás dessa virada está o crescimento das importações americanas de aço. Os dados mais recentes, de agosto, mostram que a importação de aço da Rússia aumentou 86%, da Índia 37% e da Índia 20% só nas últimas três semanas do mês. Analistas acreditam que esse fluxo continuou em setembro. O lado positivo é que os compradores do aço, que assistiram a uma alta contínua dos preços durante quase dois anos, estão um pouco aliviados. Os preços mais baixos, por sua vez, se traduzem em custos menores mais adiante na cadeia produtiva, ajudando a indústria a resistir à atual crise econômica.

 

Veja Wayne Boeckman e sua estamparia de aço, a QuickWay Stampings Inc., sediada em Euless, Texas. Ela não foi prejudicada pelos problemas econômicos dos EUA, principalmente porque fabrica peças de aço para os setores de energia, eletrônicos e de reposição para automóveis. Ao mesmo tempo em que mais pessoas desistem de trocar de carro, também fazem mais manutenção e buscam alternativas para melhorar o desempenho.

 

"Eu odeio dizer isso porque conheço muita gente que está apertada, mas nossa expectativa é que as vendas continuem fortes até o fim do ano", diz Boeckman.

 

As importações de aço tinham caído no início do ano, diante do dólar barato, forte consumo no resto do mundo e o alto custo do frete. Mas a maré começou a virar nas últimas semanas, com a alta do dólar e a queda da demanda no resto do mundo, assim como o barateamento do frete. O Baltic Dry Index, importante indicador do preço do frete, caiu mais de 65% nos últimos quatro meses.

 

Além disso, o preço do aço no mundo está caindo mais rapidamente do que nos EUA, levando produtores externos a direcionar mais de sua produção para o mercado americano. Na Índia, por exemplo, o preço de alguns tipos de aço já caiu 40% desde junho. No Oriente Médio os preços caíram mais da metade.

 

As siderúrgicas já tentaram cortar a produção para sustentar os preços. Mês passado a ArcelorMittal, maior do mundo em produção, anunciou que a diminuirá em 15% em alguns mercados para reduzir a oferta. Outras siderúrgicas optaram por antecipar manutenções que estavam marcadas para este ano.

 

"Acreditamos que haverá mais cortes de produção nos próximos meses", diz Michelle Applebaum, analista de siderurgia da MAR Inc. "Os cortes de produção desta vez são mais rápidos e profundos do que em ciclos anteriores."

 

Até pouco tempo atrás, a Europa atraía a maior parte das exportações de aço, porque os preços estavam mais altos lá do que nos EUA. Mas a queda na demanda européia deixou os preços praticamente idênticos.

 

Isso aumenta a pressão sobre as siderúrgicas americanas mas também fornece um alívio para outros setores. Os estoques de intermediários que compram o aço da siderúrgicas e revendem a clientes menores continuam altos. Esses intermediários devem reduzir suas compras de aço até esgotarem seus estoques. Alguns desses centros se negam a vender aço comprado há preço de ouro alguns meses atrás, na esperança de que o preço volte a subir.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.