Concorrência internacional será realizada no dia 28 de fevereiro.
Valor Econômico
A Eletronuclear planeja realizar uma concorrência internacional, em 28 de fevereiro, para contratar serviços relacionados ao recarregamento de combustível da Usina Nuclear Angra 1, em Angra dos Reis (RJ). Para o procedimento de recarga, realizado todo ano nas duas atuais usinas nucleares brasileiras, é necessária uma parada programada, que dura de cerca de 30 dias.
Além do procedimento, que abastece as usinas com cerca de um terço do combustível, a empresa aproveita a oportunidade para realizar manutenções periódicas diversas. A parada programada de Angra 1, que tem 640 megawatts (MW) de potência instalada, está programada para o fim de março.
Os interessados na concorrência têm até o próximo dia 30 para retirar o edital da licitação. A entrega da documentação e abertura dos documentos de habilitação estão previstas para 6 de fevereiro e a abertura das propostas, para o dia 28 do mesmo mês.
Já a parada programada de Angra 2, de 1.350 MW, está prevista para acontecer em julho, somente depois da Copa do Mundo no Brasil, para que o fornecimento de energia não seja prejudicado durante o período dos jogos. O evento começa em 12 de junho e termina em 13 de julho. A data da licitação para a contratação de serviços para Angra 2 ainda não foi definida.
Já sobre Angra (31.405 MW), os vencedores da licitação para a montagem eletromecânica ainda não foram conhecidos. As propostas comerciais dos participantes da concorrência foram abertas no fim de novembro, segundo apurou o Valor, depois de diversos adiamentos. A comissão da licitação ainda ia se reunir para fazer a análise dos preços. O orçamento da montagem é de cerca de R$ 2,9 bilhões e o investimento total para a construção de Angra 3 é de R$ 14 bilhões.
Fale Conosco
22