Parceria

Eletronuclear, Eletrobrás e GDF SUEZ assinam acordo de cooperação nuclear

A Eletronuclear, a Eletrobrás e o grupo energético francês GDF SUEZ assinaram, nesta segunda-feira (7), em Brasília, um protocolo de cooperação na área de geração de energia nuclear. O acordo prevê a troca de informações e de experiência em todos os aspectos no campo nuclear, como: exce

Redação
09/09/2009 10:09
Visualizações: 1068

A Eletronuclear, a Eletrobrás e o grupo energético francês GDF SUEZ assinaram, nesta segunda-feira (7), em Brasília, um protocolo de cooperação na área de geração de energia nuclear. O acordo prevê a troca de informações e de experiência em todos os aspectos no campo nuclear, como: excelência na qualidade da operação de plantas nucleares, tecnologia e design, mecanismos de controle e financiamento e capacitação de recursos humanos. 

 

Estiveram presentes: o diretor-presidente da GDF SUEZ, Gérard Mestrallet; o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes; o diretor de engenharia da Eletrobrás, Valter Luiz Cardeal de Souza; e diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletronuclear, Pérsio Jordani.

 

A GDF Suez, com 50 anos de experiência no setor nuclear, possui e opera sete usinas na Bélgica e tem participações em reatores na França e Alemanha. A companhia tem demonstrado interesse em desempenhar um papel ativo na retomada dos programas de geração nuclear ao redor do mundo. Entre os mercados que ganham a atenção da companhia está o Brasil, que discute neste momento a expansão do seu parque nuclear. O Plano Nacional de Energia PNE-2030, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aponta, em seu cenário de referência, a necessidade da implantação de pelo menos mais quatro usinas nucleares além de Angra 3. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.