Financiamento

Em Brasília, governadores tentam unificar posição sobre projeto que regulariza incentivos

Redação/Agência Brasil
30/05/2017 18:32
Visualizações: 1578

Governadores de 16 estados se reuniram hoje (30), em Brasília, para discutir a unificação de posição em projetos de interesse dos estados na Câmara dos Deputados e no Senado, entre eles, o projeto de lei que trata da convalidação dos incentivos fiscais. A crise política e a busca de financiamento para projetos também foram temas do Fórum Permanente de Governadores, ocorrido na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

O projeto de lei complementar (PLP) 54/2015 que regulariza os incentivos fiscais havia sido incluído na pauta da Câmara de hoje (30). Ele trata da convalidação dos benefícios a empresas já concedidos pelos estados e estipula normas para o fim desses incentivos. A proposta foi aprovada em abril de 2015 pelo Senado, mas está parada na Câmara dos Deputados.

Segundo o governador de Goiás, Marconi Perillo, o assunto deve ser discutido pelos governadores com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Ainda não temos um consenso em relação a essa votação, até porque os governadores do Nordeste defendem que o projeto seja aquele que foi aprovado pelo Senado”, disse Perillo.

O encontro também tentou definir posição sobre outros temas. “Falamos sobre empréstimos junto ao governo federal para a realização de obras de interesse social, a criação desse fórum que unifica os governadores do Brasil, independentemente das siglas partidárias”, relatou Marconi Perillo.

O governador do Piauí, Welligton Dias, por sua vez, disse que a intenção é realizar, na próxima semana, uma reunião com representantes do Ministério da Fazenda, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para tratar de questões financeiras.

“São conversas no sentido de garantir o cumprimento da lei do alongamento das dívidas com o BNDES que permita mais investimentos e, o mais importante, uma pauta comum para que possamos colocar uma campanha no sentido de que o Brasil não pode parar, o país precisa neste instante ter investimentos da União, dos estados, dos municípios, a liberação de créditos para que possam gerar emprego e renda”, disse o governador piauiense.

Participaram da reunião, os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Mato Grosso, Pedro Taques; de Goiás, Marconi Perillo; do Acre, Tião Viana; do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do Tocantins, Marcelo Miranda; de Alagoas, Renan Filho; da Bahia, Rui Costa; de Pernambuco, Paulo Câmara; de Sergipe, Jackson Barreto; do Piauí, Wellington Dias; do Ceará, Camilo Santana; do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; de São Paulo, Geraldo Alckmin; e do Maranhão, Flávio Dino. Também estiveram presentes os vice-governadores de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto; do Rio Grande do Sul, José Dornelles; e da Paraíba, Ana Lígia Costa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.